Em atualização

Um forte sismo de magnitude 6.4 na escala de Richter atingiu esta terça-feira a costa norte do estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América, mais exatamente uma zona que fica a cerca de 19 quilómetros a oeste de Ferndale, cidade com cerca de 15 mil habitantes. Os últimos dados dão conta de dois mortos e 11 feridos.

O abalo provocou danos em casas e estradas, que se alastraram por todo o condado. A ponte Fernbridge, por exemplo, a nordeste da cidade de Ferndale e que faz parte do percurso da Route 211, passando por cima do rio Eel, ficou com uma grande fissura. Foi encerrada preventivamente para uma inspeção de segurança.

O epicentro do sismo foi registado no Oceano Pacífico a cerca de 24 quilómetros de Fortuna, uma cidade com cerca de 12 mil pessoas no condado de Humboldt. Mais de 12 pequenos sismos, com magnitudes até 4.6, afetaram a área nas horas seguintes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O sismo foi sentido às 2h34 locais, 10h34 de Portugal continental. Nas horas depois do tremor de terra ter sido sentido, mais de 70 mil pessoas estavam sem eletricidade em Humboldt, segundo a CNN, citando dados do site poweroutage.us.

A informação foi rapidamente partilhada no site oficial do Centro de Investigação Geológica dos EUA, agência pública e governamental do país.

Não houve tsunami na sequência do sismo, como de resto já previa a agência responsável pelo alerta de tsunamis nos EUA.