Mark Zuckerberg defendeu em tribunal a aquisição, por parte da Meta, da Within, empresa que desenvolve conteúdos para a realidade virtual. Durante um depoimento de quase duas horas, esta terça-feira, o CEO considerou que a tecnológica está a ajudar a construir uma indústria de realidade virtual emergente e não a querer dominá-la.

O depoimento surge no seguimento de uma queixa anti-concorrencial que a Comissão Federal de Comércio (FTC) fez por acreditar que a Meta já é demasiado grande para o espaço da realidade virtual, área que quer “dominar”. O regulador norte-americano quer travar a aquisição, mas Zuckerberg argumentou, de acordo com a agência Reuters, que comprar a Within não é “muito crucial” para as ambições da Meta, que se concentram principalmente na construção de redes sociais.

Regulador quer impedir que dona do Facebook compre mais uma empresa de realidade virtual

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Questionado sobre se a Meta tenta “moldar o futuro da tecnologia”, o empresário hesitou perante uma afirmação que considerou ser “bastante geral”, mas acabou por dizer que “sim”. O juiz Edward Davila, responsável pelo caso, perguntou também a Zuckerberg a razão pela qual a Meta pretende continuar com a aquisição. O The Wall Street Journal nota que o empresário disse que a tecnológica precisava de honrar o seu compromisso, especialmente porque pretende trabalhar com empreendedores e fundadores no futuro.

Para Zuckerberg, o “timing” da aquisição foi significativo porque que os negócios da Meta estavam a prosperar e a produzir “lucros em excesso” — o que o levou a procurar investir. O cenário, atualmente, poderá ser diferente, uma vez que a tecnológica anunciou o despedimento de 11 mil pessoas no início de novembro.

Zuckerberg oficializa despedimentos na Meta. Há 11 mil pessoas que vão sair da tecnológica

A Within tem uma aplicação de realidade virtual dedicada à área de fitness, a Supernatural — que a FTC considera ser “popular”. Um dos advogados do regulador insinuou, em tribunal, segundo o The New York Times, que Zuckerberg queria dominar o mercado de aplicações de fitness de realidade virtual, pois essa área levaria mais mulheres e mais pessoas mais velhas para o metaverso — permitindo que os produtos de realidade virtual da Meta se impusessem entre a população em geral.

O CEO da Meta contrariou esses argumentos defendendo que perspetiva de não adquirir a Supernatural não o mantém acordado à noite. Além disso, afirmou que, embora as aplicações de fitness possam funcionar bem na realidade virtual, essas não são o seu foco. Para Zuckerberg, na ‘primeira linha’ da realidade virtual estão os jogos e a comunicação.

Volta ao metaverso. Quem quer ditar tendências num mundo digital onde já se compram casas e moda de luxo?

Com a consideração de que a aquisição pode limitar a concorrência futura num setor que ainda está a crescer, o regulador norte-americano procura uma medida judicial provisória (como se fosse providência cautelar) para travar a aquisição da Within. A Meta concordou em adiar o fecho da compra para garantir que o tribunal tem tempo suficiente para decidir sobre o pedido da FTC. Este adiamento dura até à realização de uma destas duas situações: até ao dia 31 de janeiro ou até ao primeiro dia útil após a decisão do tribunal, sendo que não existe mais nenhuma audiência marcada.