O Twitter lançou uma nova funcionalidade que torna pública a informação de quantas visualizações teve qualquer tweet publicado a partir de 15 de dezembro. “ViewCount” foi anunciado por Elon Musk, o proprietário da rede social, através do tweet: “Mostra o quanto o Twitter é mais vivo do que parece, já que mais de 90% dos utilizadores do Twitter leem, mas não tweetam, respondem ou gostam por serem ações públicas”.
Agora, por baixo de uma mensagem publicada num tweet, aparecem cinco botões, quatro dos quais com valores: o que permite partilhar o conteúdo com outros utilizadores em privado (sem número), o botão com o número de gostos, outro símbolo com o número de republicações e um balão de fala que indica o número de comentários. Mas o botão com o gráfico de barras, que até quinta-feira só servia para consultar em modo privado o desempenho de um tweet, indica agora quantas visualizações é que ele reuniu.
Por exemplo, o tweet em que Elon Musk anunciou que “o Twitter está a lançar o View Count, para que possa ver quantas vezes um tweet foi visto” — algo comparável às funcionalidades que já existem para saber quantas visualizações reuniu um vídeo — foi visualizado quase 40,3 milhões vezes, além de também ter reunido mais de 332 mil gostos, 14,5 mil comentários e perto de 29 mil retweets.
Twitter is rolling out View Count, so you can see how many times a tweet has been seen! This is normal for video.
Shows how much more alive Twitter is than it may seem, as over 90% of Twitter users read, but don’t tweet, reply or like, as those are public actions.
— Elon Musk (@elonmusk) December 22, 2022
Mas já era possível saber o alcance de um tweet, recorda o Tech Crunch: clicando nesse botão com um gráfico de barras, um utilizador comum (mesmo sem conta verificada) podia saber quantos seguidores foram diretamente obtidos graças àquela publicação, quantas pessoas entraram no seu perfil à conta dele, quantas expandiram o tweet para ler o texto completo, o número de vezes que os utilizadores interagiram com um tweet (cliques, retweets e respostas, por exemplo) e quantas vezes a mensagem foi vista no Twitter.
A diferença é que, agora, a informação de quantas vezes o tweet foi visto na rede social é pública. Embora a utilidade tenha sido lançada esta quinta-feira, já se aplica a todas as mensagens da última semana. No entanto, ainda nem toda a gente consegue ver no Twitter a nova funcionalidade: a rede social está a atualizar aos poucos as informações que constam na conta de cada utilizador.