A resposta de Greta Thunberg, de 19 anos, a uma provocação do kickboxer anglo-americano Andrew Tate, de 36 anos, é um dos assuntos do momento no Twitter. Na terça-feira, 27 de dezembro, a ativista climática foi mencionada num tweet do ex-concorrente do Big Brother UK, que lhe pedia um email para onde enviar uma lista das “enormes emissões” dos seus 33 carros de luxo. A resposta de Thunberg deu a entender que o provocador estaria a tentar compensar alguma coisa.

“Olá @gretathunberg. Tenho 33 carros. O meu Bugatti tem um motor w6 8.0L quad turbo. Os meus DOIS Ferraris 812 Competizione têm 6.5L v12s. Isto é apenas o começo”, começou por escrever Tate. “Por favor dá-me o teu endereço de email para que possa enviar-te uma lista completa da minha coleção de carros e as suas respetivas enormes emissões.

A resposta da ativista sueca chegou na manhã desta quarta-feira. “Sim, por favor esclarece-me”, começou por escrever. “Envia-me um email para pénispequeno@arranjaumavida.com“.

O contra-ataque de Thunberg tornou-se viral no Twitter, onde, no momento em que este artigo estava a ser redigido, já tinha sido visto por mais de 76 milhões de utilizadores e “gostado” por mais de 1,4 milhões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cerca de uma hora mais tarde, Tate respondeu-lhe “como te atreves?!”, numa possível referência ao discurso emotivo de Greta na Cimeira do Clima da ONU, em 2019, em que apontou o dedo aos líderes mundiais por não agirem contra as alterações climáticas. “Como se atrevem? Vocês roubaram os meus sonhos e a minha infância com palavras vazias”, atirou a ativista, na altura com 16 anos.

Greta Thunberg chora na Cimeira do Clima: “Roubaram-me a infância”

Na imprensa internacional, os louvores a Greta acumulam-se. O The Economic Times fala numa “resposta selvática a Andrew Tate”, depois de um “repto mal sucedido”. O Daily Mail escreve que um “Andrew Tate humilhado” foi “deitado abaixo de forma selvagem”. Já o The Independent declara que a ativista lançou um “contra-ataque brutal” depois de uma tentativa de instigação “falhada”.

Greta Thunberg já respondeu com humor a várias provocações no Twitter no passado, onde Donald Trump foi uma das suas maiores vítimas.

“Tão ridícula”, escreveu, por exemplo, Trump em 2019, a propósito do discurso mencionado acima, na Cimeira do Clima. “A Greta tem de trabalhar no seu problema de gestão de raiva e depois ir ver um bom filme à moda antiga com uma amiga! Relaxa, Greta, relaxa!”

Greta respondeu com subtileza, alterando a descrição na sua bio para: “Uma adolescente a trabalhar no seu problema de gestão de raiva. Atualmente a relaxar e a ver um bom filme à moda antiga com uma amiga.”

Quem é Andrew Tate?

O histórico de Andrew Tate fala por si. As opiniões misóginas do kickboxer já o levaram a ser banido do Facebook, Instagram, YouTube, TikTok e até do Twitter, no início deste ano. O seu regresso à rede social aconteceu recentemente, depois do controlo da plataforma passar para as mãos de Elon Musk.

Elon Musk e Twitter. Os capítulos de uma aquisição com contornos de novela

Ficou conhecido em 2016, quando participou no Big Brother UK e de onde foi expulso depois de serem divulgados vídeos seus onde, alegadamente, estaria a cometer uma violação.

Entre as suas maiores polémicas estão, por exemplo, as declarações de que prefere envolver-se com mulheres com 18 e 19 anos, porque ser mais fácil “deixar-lhes uma marca”. Espancar mulheres, roubá-las e impedi-las de sair de casa são outros temas que já mencionou nas suas várias participações em programas e podcasts.

Durante muito tempo, usou as redes sociais para espalhar as suas opiniões machistas, mas esteve até recentemente sem acesso a qualquer plataforma. Isto, claro, até poder regressar ao Twitter.

Andrew Tate: o homem que foi banido das redes sociais por causa das opiniões contra as mulheres