Um incêndio deflagrou esta segunda-feira à tarde na cozinha de um restaurante na Rua Serpa Pinto, em Lisboa. Inicialmente, em declarações à Rádio Observador, os Bombeiros Sapadores de Lisboa afirmaram que o estabelecimento em causa era o “Belcanto”, de José Avillez.

A informação foi desmentida ao Observador pelo chef, que adiantou que o restaurante atingido fora outro, vizinho do seu estabelecimento. Confrontados com este dado, os bombeiros corrigiram a informação: o restaurante atingido foi o “BuoNapoletano”, não o restaurante “Belcanto”. A confusão, explicaram ao Observador, surgiu do facto de o primeiro alerta ter sido dado para o espaço do reconhecido chef de cozinha.

Tudo começou pouco antes das 16h, quando os sapadores bombeiros de Lisboa receberam um alerta para um incêndio na Rua Serpa Pinto, na zona do Chiado. Os elementos do regimento chegaram ao local às 15h59, segundo informação prestada à Rádio Observador pela própria corporação.

Mais tarde, em declarações à Rádio Observador no local, o comandante José Silva avançava que o incêndio  tinha começado na conduta de um dos fornos do restaurante “Belcanto”. Avançou ainda que as condutas do restaurante tinham ficado danificadas, a água utilizada para combater as chamas também tinham provocado estragos e o espaço não abriria pelo menos até terça-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mais tarde, e apesar das informações avançadas pelos bombeiros, José Avillez garantiu ao Observador que o incêndio não tinha acontecido no “Belcanto” e nem sequer tinha atingido o estabelecimento. O chef garantia também que o seu restaurante só está encerrado porque é dia de folga, mas que abrirá portas com normalidade na próxima terça-feira.

Ao Observador, perante as declarações do empresário, os bombeiros corrigiram a informação, assumindo que se enganaram ao avançar que o fogo tinha atingido o “Belcanto”.

Chamas chegaram à Basílica dos Mártires

O fogo, que entretanto já foi dado como controlado pelos Bombeiros Sapadores de Lisboa, chegou a alastrar-se para a Basílica de Nossa Senhora dos Mártires. As chamas propagaram-se para a madeira da cobertura da igreja. Não há vítimas, mas a basílica foi evacuada.

Neste momento, os bombeiros estão investidos em conter pontos quentes na caixa das escadas da basílica, de modo a evitar reativações. A rua Serpa Pinto, na zona lisboeta do Chiado, continua encerrada. Ainda não se sabe o que causou o fogo.

Notícia atualizada às 20h45 com as novas declarações dos bombeiros sapadores de Lisboa, assumindo o erro na divulgação do local do incêndio na Rua Serpa Pinto.