A cadeia de supermercados Jumbo está a apostar em mais “caixas lentas”. Com a população dos Países Baixos cada vez mais envelhecida, esta é uma caixa onde não há pressa e que tem um operador preparado para conversar, numa tentativa de combater a solidão.

O conceito, em holandês kletskassa, pode traduzir-se por caixa para conversar. A Jumbo explica ao El País que tudo começou em 2019 e, neste momento, há já 123 filiais que têm este tipo de caixa no país e mais três na Bélgica.

Mas, dado o sucesso da iniciativa, a ambição da cadeia de supermercado passa por aumentar o total de caixas para 200. A empresa reconhece que o gesto pode ser pequeno, mas que considera ser algo “valioso num mundo marcado pela digitalização e pela velocidade”.

À primeira vista esta caixa é igual às restantes: a única diferença é que tem a indicação de ser uma caixa para conversar, para evitar aborrecimentos entre clientes mais apressados. Ao El País, Mariska Bergmans, porta-voz da Jumbo, contextualiza que “se trata de uma empresa familiar e também de uma cadeia de lojas, que tem um papel importante na sociedade como lugar de encontro para muitos”.

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“Os nossos empregados conhecem os clientes e veem-nos com regularidade, algo que possibilita aperceberem-se de sinais de que os clientes se possam sentir sozinhos”, continua a porta-voz do grupo holandês. “Ao abrir uma destas caixas, podemos oferecer alguma conversa, um momento de contacto pessoal.”

A resposta dos clientes tem sido, até agora, positiva e, segundo esta porta-voz, bem recebida pelos restantes clientes. Até os empregados parecem ficar satisfeitos com os turnos nesta “caixa lenta”. “Gostam muito e a boa receptividade deve-se também ao facto de se ter um objetivo claro.”

O grupo tem escolhido instalar estas caixas em bairros com uma população mais envelhecida, onde a solidão pode ter maior expressividade.