A startup portuguesa Unbabel comprou a EVS Translations, uma empresa alemã criada em 1991 que fornece serviços especializados de tradução humana. O montante envolvido na aquisição não foi revelado. A empresa portuguesa é responsável por uma plataforma de “language operations”, em que alia as traduções automáticas por inteligência artificial à verificação humana para conseguir fornecer traduções de forma mais rápida e com menos custos.

A Unbabel explica que, com esta compra, poderá expandir as capacidades de tradução a nível global para novos setores, que precisam de um maior grau de especialização, dando como exemplos o setor financeiro, jurídico e automóvel. Ao mesmo tempo em que espera reforçar a experiência dos clientes na Alemanha e no resto da Europa.

Através da compra da EVS Translation a Unbabel defende que vai conseguir dar resposta ao mercado, contextualizando que existe atualmente “grande procura global de serviços de tradução por parte de multinacionais.”

“Estamos empenhados em entregar uma experiência ao cliente o mais completa e multilingue possível e a aquisição de um dos ‘players’ mais relevantes na Alemanha aumenta as nossas capacidades atuais e a nossa presença global”, diz Vasco Pedro, co-fundador e CEO da Unbabel, citado em comunicado. “Com este novo parceiro especializado em tradução de conteúdos, a Unbabel terá à sua disposição uma série de dados para treinar mecanismos de ‘machine translation’ para estas novas indústrias e casos de uso – abrindo novas oportunidades de crescimento e alargando o leque de possibilidades para os nossos clientes.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Despedimentos de 2020 foram “necessários para o momento bom que se está a viver na Unbabel”, diz fundador

A EVS Translation tem cerca de 150 pessoas em mercados como Alemanha, Inglaterra, Bulgária e Estados Unidos. Apesar de os serviços de tradução serem humanos, a empresa também recorre a soluções tecnológicas, com “o objetivo de ajudar os clientes a fornecer uma gama diversificada de conteúdos multilingues”. O grau de especialização da companhia alemã permite fazer a tradução de documentos, tradução jurídica, gestão de terminologia, processamento de ficheiros multiformato, localização de media, SEO internacional, copywriting, tradução automática ou personalização de motores e interpretação.

“Esta parceria com a Unbabel é entusiasmante e vem elevar a EVS Translation ao próximo nível de fornecedores de serviços de tradução”, diz Edward Vick, CEO da EVS Translations. “Juntarmo-nos à Unbabel possibilitará que a EVS Translations ofereça aos clientes a melhor combinação possível de soluções tecnológicas e traduções humanas de qualidade, pelas quais a EVS é conhecida. A cooperação entre o conhecimento em inteligência artificial da Unbabel e as nossas traduções desenvolverão, sem dúvida, um novo padrão na oferta de serviços de localização.”

Ao Observador, fonte da Unbabel explica que a integração da empresa alemã na tecnológica portuguesa será feita de forma“faseada” para assegurar a “proteção de clientes e colaboradores”. “Durante as próximas semanas e meses, à medida que combinamos os pontos fortes das duas organizações, o nosso objetivo será o de proporcionar experiências de conteúdo multilingue ainda mais completas.”

A Unbabel detalha que as 150 pessoas que trabalham para a EVS vão ser integradas na tecnológica portuguesa, realçando que “os colaboradores são a chave para nos ajudar a alcançar esta visão”. “Vamos assegurar que o negócio principal de ambas as empresas continue a funcionar com sucesso e eficiência, mantendo os clientes satisfeitos e retendo o talento crítico de ambas as empresas.”

A aquisição da EVS Translations é a segunda compra que a Unbabel faz. Em dezembro de 2021, a empresa portuguesa comprou a Lingo24, que era uma rival no mercado britânico.

Portuguesa Unbabel compra concorrente britânica Lingo24

(Notícia atualizada às 19h08 com mais informação)