Um dos conflitos mais badalados dos últimos tempos é o que opõe a popular cantora Shakira e o seu ex-marido e antigo defesa do Barcelona, Gerard Piqué. Na constante troca de galhardetes, Shakira compôs uma canção que pode ser interpretada como tendo Piqué como destinatário, acusando-o de a ter trocado pela nova namorada. Metaforicamente, segundo a música, Shakira seria um Ferrari e Clara Chía um Twingo, um dos modelos mais acessíveis, mas igualmente menos potentes do mercado.
Dias depois desta fricção automobilística entre os membros do antigo casal, a Renault decide lançar um desafio por ocasião do 30.º aniversário do Twingo. A finalidade é reinventar o popular modelo com a ajuda de Inteligência Artificial (IA), através de uma iniciativa que irá decorrer entre 1 de Fevereiro e 31 de Março. Os fãs da marca francesa e do Twingo vão poder imaginar, criar e reinventar o modelo, com recurso a programas de IA como o Dall-E, Midjourney e Stable Diffusion.
As propostas de design podem ser submetidas através das redes sociais utilizando #ReinventTwingo, com o construtor francês a destacar que este será o primeiro concept car a ser concebido graças a combinação de inteligência humana e artificial. O responsável pelo Marketing global da Renault, Arnaud Belloni, assinala que os sistemas assistidos por IA eram até aqui exclusivos para grandes profissionais e gabinetes equipados com as mais recentes tecnologias, mas agora passam a estar disponíveis a qualquer um, ao alcance de apenas um “clique”.
Além de ser curioso aguardar pelo resultado deste desafio aberto ao público em geral e a estudantes de design, e não apenas aos estilistas profissionais, será interessante perceber até que ponto a Inteligência Artificial será capaz de revolucionar o design automóvel.