João Cancelo prepara-se para ser reforço do Bayern Munique por empréstimo do Manchester City até final da temporada, ficando o clube alemão com uma opção de compra de 70 milhões de euros. O internacional português já se encontra em Munique e espera-se que realize exames médicos ainda esta segunda-feira.

O Bayern Munique ainda não venceu desde o regresso da Bundesliga após a pausa de inverno. Ainda assim, os bávaros continuam na liderança da liga alemã. Em sentido contrário, o Manchester City está a cinco pontos do líder Arsenal na Premier League.

A nível individual, o Mundial do Qatar foi um ponto de viragem para João Cancelo. Ao serviço de Portugal, as exibições do jogador formado no Benfica não agradaram ao então selecionador Fernando Santos. Após a titularidade contestada frente a Gana, Uruguai (do lado direito da defesa) e Coreia do Sul (do lado esquerdo), Cancelo perdeu o lugar no onze para Diogo Dalot e Rapahel Guerreiro nos oitavos e nos quartos de final da competição, contra a Suíça e Marrocos, respetivamente. Os sinais de desagrado do jogador foram visíveis, principalmente quando na partida diante dos helvéticos não celebrou o primeiro golo da equipa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Regressado ao Manchester City após o Campeonato do Mundo, João Cancelo arrastou o mau momento para o clube inglês. Os citizens disputaram 10 jogos depois do Mundial e o lateral jogou apenas em cinco, sendo que apenas três das partidas que disputou diziam respeito à Premier League.

Recentemente, João Cancelo esteve em Portugal. O atleta de 28 anos visitou a Madeira e esteve com o irmão, jogador do Marítimo B.

A mudança para a Alemanha não se avizinha fácil. O Bayern Munique, treinado por Julian Nagelsmann, conta com vários laterais para o lado direito da defesa: Stanisic, Pavard e Mazraoui. Há ainda Bouna Sarr, de fora por lesão, e Joshua Kimmich, mais vezes utilizado como médio. Mesmo que a polivalência do português lhe permita também jogar do lado esquerdo, existem outros jogadores com esse trunfo no plantel, nomeadamente, Mazraoui. Além disso, Alphonso Davies parece ter lugar seguro do lado canhoto da defesa, posição que, este inverno, foi também reforçada com o ex-Ajax Daley Blind.

Depois de Valencia, Inter Milão, Juventus e Manchester City, João Cancelo segue para o 5.º clube fora de Portugal. Caso o Bayern ative a cláusula de compra no final da temporada, esta vai ser a transferência mais valiosa em que o lateral esteve envolvido.