A discussão tem anos, a solução continua sem ser encontrada, a decisão pode estar presa por dias: o PSG está cada vez mais perto de deixar o Parque dos Príncipes. De acordo com o L’Équipe, o clube francês desistiu das negociações com a Câmara Municipal de Paris e já está a movimentar-se para encontrar (ou construir) um novo estádio.
O tema dura há várias temporadas. Desde há alguns anos que o PSG pretende comprar o Parque dos Príncipes, que pertence à autarquia de Paris, para colocar em prática um plano de renovação de 500 milhões de euros e alargar a capacidade de 48 para 60 mil pessoas. A Câmara parisiense, porém, opõe-se por completo à venda — e estabeleceu o valor do estádio nos 350 milhões de euros, uma fasquia que o PSG não quer dar pelo recinto.
“Estamos numa partida de póquer entre mentirosos. Veremos o que acontece nas negociações com a Qatar Sports Investments. Não sou a favor de vender ativos importantes ao setor privado, em particular ao Qatar. O Parque dos Príncipes é um deles. Precisamos de ter um certo número de ativos de prestígio. O Parque dos Príncipes não pertence ao Qatar mas sim aos parisienses. E, mais amplamente, aos franceses. Quero que continue a fazer parte deste nosso património”, defendeu recentemente David Belliard, vice-presidente da autarquia liderada por Anne Hidalgo, em declarações à RMC Sport.
Na altura, em resposta, o clube indicou que é “desapontante saber que a Câmara de Paris quer desalojar o PSG e os seus adeptos, principalmente tendo em conta que o Parque dos Príncipes é um estádio com mais de 50 anos que precisa de uma renovação completa”. Agora, de acordo com o L’Équipe, a paciência dos parisienses chegou ao fim: o PSG contratou a Legends Hospitality, uma sociedade norte-americana especializada em recintos desportivos, para encontrar um novo estádio ou um local para construir um novo estádio.
Nasser Al-Khelaïfi, o ex-tenista nascido numa família de classe média que domina o futebol
De lado, à partida, está o Stade de France. O clube chegou a ponderar a ideia de comprar aquele que o Estádio Nacional francês, onde Portugal se sagrou campeão europeu em 2016, mas desistiu do projeto quando percebeu que o valor da aquisição e das necessárias renovações seria demasiado avultado. Atualmente, uma das hipóteses em cima da mesa é construir um novo estádio no complexo de Poissy, um vasto terreno que fica perto de Yvelines, onde será inaugurada a nova cidade desportiva do PSG.
A Legends Hospitality, que pertence ao fundo de investimento Sixth Street Partners, teve um papel crucial na construção do estádio dos LA Galaxy, nos Estados Unidos, assim como do recente Tottenham Hotspur Stadium, em Inglaterra. Adicionalmente, foi responsável por parte da gigantesca renovação do Santiago Bernabéu, em Espanha, detendo mesmo uma percentagem do estádio do Real Madrid.