Talvez devido à situação económica menos favorável que assola a Europa, os consumidores do Velho Continente, que até aqui revelavam preferência por um veículo compacto, passaram a optar por um veículo utilitário, mais pequeno e mais barato em cerca de 10.000€ (nas versões mais acessíveis). Os europeus elegeram o Volkswagen Golf como o seu modelo preferido em 34 dos últimos 37 anos e de forma ininterrupta nos últimos 14 anos. Mas, em 2022, foi o Peugeot 208 o mais procurado pelos consumidores, com o modelo utilitário francês a liderar as vendas no mercado europeu ao transaccionar 206.816 unidades, um aumento de 5% face a 2021, segundo a Jato Dynamics.
Com o Golf a cair da 1.ª posição para a 5.ª, foi o Dacia Sandero a assumir o 2.º lugar do pódio, ao colocar no mercado 200.550 unidades, mais 1% do que no ano anterior, continuando a assumir-se como um dos veículos mais acessíveis do mercado. No 3.º posto do ranking estabeleceu-se o Volkswagen T-Roc, produzido em Palmela, em Portugal, modelo que comercializou 181.153 unidades (-3%), ultrapassando o Fiat 500 (e Abarth 500), o 4.º classificado, que entregou 179.863 veículos (+3%). A 5.ª posição ficou para o Golf, com 177.203 unidades e menos 14% das vendas, face a 2021.
As posições seguintes na tabela dos modelos mais vendidos na Europa, no ano passado, ficaram na posse do Toyota Yaris (175.713 unidades e -4%), Opel Corsa (164.358 unidades e -9%), Hyundai Tucson (150.803 unidades e +1%), Dacia Duster (149.648 unidades e +2%) e Renault Clio (143.561 unidades e -27%). De realçar a má performance do Golf e do Clio, este último a cair estrondosamente devido à nova política de preços da marca, enquanto pela positiva a Dacia continua a subir e é mesmo a única marca, em companhia da VW – o líder europeu das vendas – a colocar dois modelos no top 10. Surpreendente é ainda a crescente adesão aos veículos eléctricos, com o mais vendido dos carros a bateria, o Tesla Model Y, a aproximar-se rapidamente da 10.ª posição, ao vender 138.128 unidades.
No ranking dos construtores, a Volkswagen manteve a liderança no mercado europeu com 1.199.041 veículos, um recuo de 6% em relação a 2021, o que ainda assim lhe permite manter uma confortável vantagem sobre a Toyota, 2.º classificada, com 766.227 unidades e um crescimento de 8%. A 3.ª e a 4.ª posições resultam da batalha entre as duas marcas de luxo alemãs que mais vendem, respectivamente a Mercedes e a BMW, com a primeira a vender 647.880 unidades (+1%) e a segunda 646.526 veículos (-5%). A seguir surgem Peugeot (623.825 e -15%), Audi (614.276 e +3%), Renault (584.804 e -14%), Ford (548.804 e -1%), Skoda (538.003 e -9%) e Kia (537.508 e +7%).
Entre os construtores, é de destacar o reforço da japonesa Toyota como segunda marca europeia, o que prova que o seu produto está cada vez mais adaptado às necessidades e ao gosto dos europeus. Nota ainda para as subidas protagonizadas pela Dacia e pela Tesla, esta última a provar que os eléctricos têm saída e já conseguem ultrapassar muitos construtores tradicionais que se concentram em modelos a combustão. A Cupra também cresce e muito, mas fá-lo parcialmente à custa da Seat, que já vendeu mais de 500 mil unidades no passado e que agora se fica pelas 200 mil. Por fim, evidencia-se o desempenho menos bom em 2022 das marcas francesas, com a Renault a cair 14%, a Peugeot 15% e a Citroën 16%.