Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

De visita surpresa ao Reino Unido o Presidente ucraniano foi recebido esta quarta-feira pelo rei no Palácio de Buckingham. No encontro, Volodymyr Zelensky agradeceu a disponibilidade de Carlos III para o receber, ao que o monarca respondeu que há muito tempo que os pensamentos do país e do mundo estão com a Ucrânia.

“Posso dizer-lhe que todos temos estado preocupados consigo e a pensar no seu país há muito tempo“, disse o monarca ao líder ucraniano, segundo um vídeo divulgado pela Reuters. O Rei Carlos III acrescentou que ouviu o discurso de Zelensky, que por sua vez destacou o “grande apoio” que o Reino Unido tem prestado ao longo dos últimos onze meses.

Na audiência com o Rei, Zelensky usou o habitual uniforme militar, traje que assumiu com o início da invasão russa, a 24 de fevereiro do ano passado.

O chefe de Estado chegou esta quarta-feira a Londres, sendo recebido pelo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, na residência oficial em Downing Street. Esta foi a segunda viagem internacional de Zelensky desde o início da guerra na Ucrânia – em dezembro já tinha visitado os Estados Unidos – e ficou marcada pelo seu discurso perante o parlamento em Westminster Hall, onde pediu o envio de caças britânicos, “asas para proteger” os céus ucranianos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Zelensky oferece capacete de piloto da Força Aérea ucraniana ao Reino Unido: “Temos a liberdade, deem-nos asas para a proteger”

Passaram quase três anos desde a última visita de Zelensky ao Reino Unido. Em outubro de 2020, longe de imaginar que uma guerra viria a abater-se sobre o país, o Presidente viajou até Londres, acompanhado pela primeira-dama ucraniana.

Na altura Zelensky, que ainda não tinha substituído os fatos pelo uniforme militar, foi recebido pelo primeiro-ministro Boris Jonhson e também se encontrou com William e Kate, Príncipe e Princesa de Gales.

GettyImages-1228953984

GettyImages-1228937236

A viagem desta quarta-feira acontece a cerca de duas semanas do marco de doze meses de guerra, no próximo dia 24. Do Reino Unido Zelensky seguiu para a França, onde se encontrou com o homólogo francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olaf Shcolz. Antes da regressar à Ucrânia ainda tem passagem confirmada por Bruxelas, para participar no Conselho da Europa.