No próximo dia 12 de fevereiro a Super Bowl vai opor os Philadelphia Eagles aos Kansas City Chiefs, mas nem só de desporto se faz este espetáculo. Como é habitual estão reservados para o intervalo vários anúncios criados de propósito para a ocasião e este ano o valor pago por cada 30 segundos de publicidade na transmissão da Fox volta a atingir um valor recorde, podendo chegar aos 7 milhões de dólares (mais de 6.5 milhões de euros).
A Super Bowl é um daqueles programas que reúne milhões de pessoas em frente a um ecrã. É transmitido em 225 estações de televisão, relatado em cerca de 450 estações de rádio e chega a aproximadamente 180 países, segundo a NBC Los Angeles. Não é por isso de estranhar que com tamanha audiência as marcas escolham investir milhões para colocarem o seu nome no intervalo de um dos eventos desportivos mais importantes do ano, mesmo que por apenas alguns segundos.
Em 2022 a grande final de futebol americano foi vista por 99.18 milhões de pessoas. Embora o recorde de audiência ainda seja de 2015 (114.44 milhões de espetadores), quase todos os anos é batido o recorde de valor por 30 segundos de publicidade no intervalo da partida. Em 2021, o valor baixou em relação a 2020, mas em 2022 foi atingido um novo máximo de 6.5 milhões de dólares, em média, por 30 segundos de publicidade.
Este ano, a fasquia volta a subir e chega aos 7 milhões de dólares, segundo a Fox. Um preço bem longe dos 42.500 (quase 40 mil euros) dólares cobrados pela NBC e pela CBS na primeira Super Bowl, em 1967. Além do elevado valor que as marcas pagam, vale a pena lembrar que os anúncios em causa são produções pensadas especialmente para este momento e contam, muitas vezes, com rostos conhecidos. Reunimos 26 destes famosos anúncios que podem ser vistos já de seguida sem ser necessário esperar pelo intervalo do jogo de domingo.
Apple Music
Rihanna será a estrela do intervalo do Super Bowl 2023. Este vídeo da Apple Music não se trata de um anúncio, mas sim de um trailer para o espetáculo do próximo dia 12 de fevereiro.
Em antecipação à grande final do próximo domingo, a Apple Music divulgou um vídeo no qual adeptos das 32 equipas da NFL interpretam a música “Stay” de Rihanna.
Booking
Melissa McCarthy protagoniza o vídeo musical “Somewhere, Anywhere” enquanto vai experimentando alojamentos em diferentes cenários.
Paramount Plus
Várias personagens de televisão participam num acampamento nas montanhas e Sylvester Stallone tenta escalar uma montanha com o formato do seu próprio rosto.
Rakuten
O grupo tecnológico japonês já lançou o anúncio do seu canal de Youtube e é possível ver Alicia Silverstone regressar ao papel de Cher, a personagem que desempenhou no filme de 1995 “As meninas de Beverly Hills”.
https://www.youtube.com/watch?v=PDh7W0WFTd8
Heineken
O ator Paul Rudd veste a pele de Homem Formiga (Ant Man), o super herói da Marvel que tem interpretado no cinema, e divide o protagonismo com a cerveja sem álcool.
Doritos
A marca lançou um teaser do anúncio e o rapper norte-americano Jack Harlow é o protagonista.
https://www.youtube.com/watch?v=BLJ3Ul9ZZuA
Budweiser
O anúncio da marca de cerveja de 45 segundos já está disponível, conta com a voz do ator Kevin Bacon e tem por base a expressão que dá nome ao jogo “Six Degrees of Kevin Bacon”, segundo o qual todos os atores de Hollywood estarão de alguma forma relacionados entre si e com Bacon. O ator criou até uma fundação com este nome, a Six Degrees.org.
https://www.youtube.com/watch?v=dChVB7iKSg8
Pepsi
A marca de refrigerantes colocou Ben Stiller e Steve Martin a discutir representação enquanto promovem a Pepsi em dois teasers. Para o intervalo do Super Bowl a marca promete: “Dois atores. Uma noite. Um grande drama”. Entretanto foram publicados dois vídeos, um com cada ator.
https://www.youtube.com/watch?v=ok38Xuc5UTE
https://www.youtube.com/watch?v=adtWc_MvyzI
PopCorners
O anúncio da marca de snacks é inspirado na série Breaking Bad, com três das suas personagens.
https://www.youtube.com/watch?v=ZMlemd6U24Y
General Motors
Will Farrell entra em diferentes séries da Netflix com os veículos GM, como por exemplo “Squid Game”, “Walking Dead” ou “Bridgerton”.
Miller Lite e Coors Light
Duas marcas de cerveja prometem enfrentar-se no mesmo anúncio e até é possível fazer apostas.
Workday
A empresa de gestão, finanças e recursos humanos norte-americana chamou Join Ozzy Osbourne, Gary Clark Jr., Joan Jett, Billy Idol e Paul Stanley para provar que o título de “rock star” (estrelas do rock) está banalizado dentro das empresas, mas ele não é para qualquer um.
https://www.youtube.com/watch?v=-lbvQz_Cr8s
Pringles
Depois de um vídeo teaser com a atriz Meghan Trainor, a Pringles lançou o seu anúncio com o efeito “can hand”, ou seja, ficar com a mão presa na lata.
Planters
O ator e comediante de stand-up Jeff Ross divide protagonismo com o amendoim falante e logo da marca de snacks Planters, Mr. Peanut.
Busch Beer
O anúncio à marca de cerveja é também uma paródia à luta da cantora canadiana Sarah McLachlan contra a crueldade sobre os animais, que parece confundir um refúgio nas montanhas com um refúgio para animais.
https://www.youtube.com/watch?v=cGZRMC3S9Ic
Hellmann’s
Brie Larson e Jon Hamm encontram-se no frigorífico do comediante Pete Davidson com um frasco de maionese. A escolha dos dois atores está relacionada com os seus nomes: Brie (é um tipo de queijo) e Hamm (“ham”) significa presunto em inglês.
https://www.youtube.com/watch?v=tl5oqxhDNcA
Michelob Ultra
A tenista Serena Williams e o ator Brian Cox (por exemplo da série Succession) entram no cenário dos filmes Caddyshack, o exclusivo clube de golf Bushwood para uma partida renhida.
Squarespace
A estrela do anúncio da empresa de espaços online é Adam Driver, mas por enquanto só mostram um filme de bastidores do anúncio que vão apresentar no Super Bowl.
Downy
Primeiro a marca de detergente só mostrou um teaser. O protagonista disse que para dar o rosto pela marca quer comprovar se, de facto, o produto mantém a roupa fresca durante 20 semanas, por isso ia manter a cabeça tapada com uma camisola até à noite do Super Bowl. Mas acabou por revelar mais cedo que se trata do ator, comediante e produtor Danny McBride.
FanDuel
A empresa de apostas desportivas lançou um anúncio que põe o antigo jogador de futebol americano Rob Gronkowski a aprender a chutar a bola.
Bud Light
A marca de cerveja mostra como é possível aproveitar o tempo de espera durante uma chamada telefónica.
Samuel Adams
A marca de cerveja continua com a sua campanha lançada em 2022 “Your cousin from Boston” (“O teu primo de Boston”) e neste anúncio o protagonista imagina uma cidade de Boston feliz.
Oikos
A estrela do anúncio é o treinador de futebol americano Deion “Coach Prime” Sanders e a própria família, com membros que também se destacam no desporto, e ainda a mãe do treinador.
Uber
O anúncio da Uber tem Diddy (Sean Combs) como protagonista.
Dexcom
Nick Jonas apresenta o sistema de monitorização de glicose Dexcom G7 Continuous Glucose Monitoring (CGM), para a diabetes.
WeatherTech
A empresa de produtos tão variados como acessórios para automóveis, para tecnologia ou para dentro de casa, promove a produção americana.
DraftKing
A casa de apostas deixou o seu anúncio a cargo de Kevin Hart.