No próximo dia 12 de fevereiro a Super Bowl vai opor os Philadelphia Eagles aos Kansas City Chiefs, mas nem só de desporto se faz este espetáculo. Como é habitual estão reservados para o intervalo vários anúncios criados de propósito para a ocasião e este ano o valor pago por cada 30 segundos de publicidade na transmissão da Fox volta a atingir um valor recorde, podendo chegar aos 7 milhões de dólares (mais de 6.5 milhões de euros).

A Super Bowl é um daqueles programas que reúne milhões de pessoas em frente a um ecrã. É transmitido em 225 estações de televisão, relatado em cerca de 450 estações de rádio e chega a aproximadamente 180 países, segundo a NBC Los Angeles. Não é por isso de estranhar que com tamanha audiência as marcas escolham investir milhões para colocarem o seu nome no intervalo de um dos eventos desportivos mais importantes do ano, mesmo que por apenas alguns segundos.

Em 2022 a grande final de futebol americano foi vista por 99.18 milhões de pessoas. Embora o recorde de audiência ainda seja de 2015 (114.44 milhões de espetadores), quase todos os anos é batido o recorde de valor por 30 segundos de publicidade no intervalo da partida. Em 2021, o valor baixou em relação a 2020, mas em 2022 foi atingido um novo máximo de 6.5 milhões de dólares, em média, por 30 segundos de publicidade.

Este ano, a fasquia volta a subir e chega aos 7 milhões de dólares, segundo a Fox. Um preço bem longe dos 42.500 (quase 40 mil euros) dólares cobrados pela NBC e pela CBS na primeira Super Bowl, em 1967. Além do elevado valor que as marcas pagam, vale a pena lembrar que os anúncios em causa são produções pensadas especialmente para este momento e contam, muitas vezes, com rostos conhecidos. Reunimos 26 destes famosos anúncios que podem ser vistos já de seguida sem ser necessário esperar pelo intervalo do jogo de domingo.

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Apple Music

Rihanna será a estrela do intervalo do Super Bowl 2023. Este vídeo da Apple Music não se trata de um anúncio, mas sim de um trailer para o espetáculo do próximo dia 12 de fevereiro.

Em antecipação à grande final do próximo domingo, a Apple Music divulgou um vídeo no qual adeptos das 32 equipas da NFL interpretam a música “Stay” de Rihanna.

Booking

Melissa McCarthy protagoniza o vídeo musical “Somewhere, Anywhere” enquanto vai experimentando alojamentos em diferentes cenários.

Paramount Plus

Várias personagens de televisão participam num acampamento nas montanhas e Sylvester Stallone tenta escalar uma montanha com o formato do seu próprio rosto.

Rakuten

O grupo tecnológico japonês já lançou o anúncio do seu canal de Youtube e é possível ver Alicia Silverstone regressar ao papel de Cher, a personagem que desempenhou no filme de 1995 “As meninas de Beverly Hills”.

https://www.youtube.com/watch?v=PDh7W0WFTd8

Heineken

O ator Paul Rudd veste a pele de Homem Formiga (Ant Man), o super herói da Marvel que tem interpretado no cinema, e divide o protagonismo com a cerveja sem álcool.

Doritos

A marca lançou um teaser do anúncio e o rapper norte-americano Jack Harlow é o protagonista.

https://www.youtube.com/watch?v=BLJ3Ul9ZZuA

Budweiser

O anúncio da marca de cerveja de 45 segundos já está disponível, conta com a voz do ator Kevin Bacon e tem por base a expressão que dá nome ao jogo “Six Degrees of Kevin Bacon”, segundo o qual todos os atores de Hollywood estarão de alguma forma relacionados entre si e com Bacon. O ator criou até uma fundação com este nome, a Six Degrees.org.

https://www.youtube.com/watch?v=dChVB7iKSg8

Pepsi

A marca de refrigerantes colocou Ben Stiller e Steve Martin a discutir representação enquanto promovem a Pepsi em dois teasers. Para o intervalo do Super Bowl a marca promete: “Dois atores. Uma noite. Um grande drama”. Entretanto foram publicados dois vídeos, um com cada ator.

https://www.youtube.com/watch?v=ok38Xuc5UTE

https://www.youtube.com/watch?v=adtWc_MvyzI

PopCorners

O anúncio da marca de snacks é inspirado na série Breaking Bad, com três das suas personagens.

https://www.youtube.com/watch?v=ZMlemd6U24Y

General Motors

Will Farrell entra em diferentes séries da Netflix com os veículos GM, como por exemplo “Squid Game”, “Walking Dead” ou “Bridgerton”.

Miller Lite e Coors Light

Duas marcas de cerveja prometem enfrentar-se no mesmo anúncio e até é possível fazer apostas.

Workday

A empresa de gestão, finanças e recursos humanos norte-americana chamou Join Ozzy Osbourne, Gary Clark Jr., Joan Jett, Billy Idol e Paul Stanley para provar que o título de “rock star” (estrelas do rock) está banalizado dentro das empresas, mas ele não é para qualquer um.

https://www.youtube.com/watch?v=-lbvQz_Cr8s

Pringles

Depois de um vídeo teaser com a atriz Meghan Trainor, a Pringles lançou o seu anúncio com o efeito “can hand”, ou seja, ficar com a mão presa na lata.

Planters

O ator e comediante de stand-up Jeff Ross divide protagonismo com o amendoim falante e logo da marca de snacks Planters, Mr. Peanut.

Busch Beer

O anúncio à marca de cerveja é também uma paródia à luta da cantora canadiana Sarah McLachlan contra a crueldade sobre os animais, que parece confundir um refúgio nas montanhas com um refúgio para animais.

https://www.youtube.com/watch?v=cGZRMC3S9Ic

Hellmann’s

Brie Larson e Jon Hamm encontram-se no frigorífico do comediante Pete Davidson com um frasco de maionese. A escolha dos dois atores está relacionada com os seus nomes: Brie (é um tipo de queijo) e Hamm (“ham”) significa presunto em inglês.

https://www.youtube.com/watch?v=tl5oqxhDNcA

Michelob Ultra

A tenista Serena Williams e o ator Brian Cox (por exemplo da série Succession) entram no cenário dos filmes Caddyshack, o exclusivo clube de golf Bushwood para uma partida renhida.

Squarespace

A estrela do anúncio da empresa de espaços online é Adam Driver, mas por enquanto só mostram um filme de bastidores do anúncio que vão apresentar no Super Bowl.

Downy

Primeiro a marca de detergente só mostrou um teaser. O protagonista disse que para dar o rosto pela marca quer comprovar se, de facto, o produto mantém a roupa fresca durante 20 semanas, por isso ia manter a cabeça tapada com uma camisola até à noite do Super Bowl. Mas acabou por revelar mais cedo que se trata do ator, comediante e produtor Danny McBride.

FanDuel

A empresa de apostas desportivas lançou um anúncio que põe o antigo jogador de futebol americano Rob Gronkowski a aprender a chutar a bola.

Bud Light

A marca de cerveja mostra como é possível aproveitar o tempo de espera durante uma chamada telefónica.

Samuel Adams

A marca de cerveja continua com a sua campanha lançada em 2022 “Your cousin from Boston” (“O teu primo de Boston”) e neste anúncio o protagonista imagina uma cidade de Boston feliz.

Oikos

A estrela do anúncio é o treinador de futebol americano Deion “Coach Prime” Sanders e a própria família, com membros que também se destacam no desporto, e ainda a mãe do treinador.

Uber

O anúncio da Uber tem Diddy (Sean Combs) como protagonista.

Dexcom

Nick Jonas apresenta o sistema de monitorização de glicose Dexcom G7 Continuous Glucose Monitoring (CGM), para a diabetes.

WeatherTech

A empresa de produtos tão variados como acessórios para automóveis, para tecnologia ou para dentro de casa, promove a produção americana.

DraftKing

A casa de apostas deixou o seu anúncio a cargo de Kevin Hart.