A Netflix baixou os preços de subscrição em mais de 100 países nas últimas semanas. Na lista divulgada esta quarta-feira pela analista de mercado Ampere Analysis, especializada em media, incluem-se países como Iémen, Jordânia, Líbia, Irão, Quénia, Croácia, Eslovénia, Bulgária, Nicarágua, Equador, Vietname, Venezuela, Malásia, Indonésia, Tailândia e Filipinas.

No plano Básico, tanto os novos subscritores como os já assinantes vão ver os preços a baixar entre 20% e quase 60%, dependendo do mercado.

No plano Standard, a diminuição não chega a todos os países da lista de 100 citada pela Ampere. É o caso do Vietname e da Malásia, cujos assinantes têm descontos no plano mais básico, mas não neste. Para os países abrangidos, os preços vão baixar entre 13% (nas Filipinas) e quase 50%.

No plano Premium, a diminuição de preços também não chega ao Vietname e à Malásia, a que se juntam as Filipinas. Os restantes 97 países que fazem parte da lista vão ver os preços baixar de 17% a 43%.

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Kumiko Hidaka, porta-voz da empresa que é citado pelo The Verge, confirmou que os preços dos planos estão a ser “atualizados” em “certos países”, mas não especificou quais. Portugal não consta da lista divulgada pela imprensa internacional. O Observador questionou a Netflix para perceber se o custo das subscrições também vai baixar em território português, onde desde esta quarta-feira já não é permitida a partilha gratuita de contas.

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Apesar de não ter divulgado um comunicado a anunciar as mudanças de preço, a Netflix partilhou as novidades localmente. Por exemplo, na sua conta de Twitter dedicada à Malásia anunciou que o plano Básico deixaria de custar 35 ringgit para passar a custar 28 ringgit.

O The Verge recorda que ao longo dos 16 anos em que tem oferecido o seu serviço de streaming, raras foram as vezes em que a Netflix baixou os preços. Uma das exceções foi a Índia, que, em 2021, viu o custo das assinaturas baixar de 18% a mais de 60%, dependendo do plano escolhido pelos utilizadores.

A confirmação de que os preços vão ser atualizados em “certos países” chega depois de no mês passado, Greg Peters, co-CEO da empresa, ter dito, segundo o Wall Street Journal, que a empresa procurava territórios onde pudesse aumentar os preços para continuar a alimentar investimentos em conteúdos que produz.

A diminuição dos preços surge também depois de a plataforma ter implementado mudanças na sua estratégia: começou a combater a partilha gratuita de contas e, em outubro, lançou um plano mais barato, mas com anúncios publicitários — que não chegou a Portugal.

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