Camilla, a rainha consorte, terá escolhido o designer Bruce Oldfield para criar o vestido da cerimónia de coroação, avançou o jornal The Sun esta quinta-feira. Além de ser um antigo amigo de Camilla é também um designer que criou inúmeros looks para Diana, a princesa de Gales.

“Camilla tem uma amizade próxima com Bruce desde há vários anos, por isso, por diversos motivos, é a escolha natural e óbvia”, disse uma fonte ao jornal britânico. “Camilla confia em Bruce porque ele tem criado vestidos para ocasiões muito importantes para ela, recentemente.” Do lado do designer, não houve confirmação, com Oldfield apenas a responder ao The Sun “o que posso eu dizer?”.

A rainha estará a trabalhar com o designer na criação do vestido, o qual será um segredo absoluto até à cerimónia da coroação, que tem data marcada para o dia 6 de maio e vai ter lugar na Abadia de Westminster. Já se sabe que a Camilla será coroada com a coroa da rainha Mary na qual serão incluídos dois diamantes da coleção privada de Isabel II, em homenagem à anterior monarca.

Camilla. Os 75 anos da vilã da coroa que conquistou o povo e agora é rainha

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Oldfield é um dos designers favoritos da rainha consorte, que já usou várias criações suas em atos oficiais. Alguns dos looks mais memoráveis serão o vestido turquesa que usou na apresentação do mais recente filme da saga 007, “Sem tempo para Morrer”, assim como o conjunto do primeiro dia de celebrações do Jubileu de Platina de Isabel II.

O designer disse em 2014 que “deu a Diana o seu glamour e a Camilla a sua confiança”, lembra o Telegraph. É, por isso, também um nome muito associado à mãe de William e Harry, para quem criou mais de 100 vestidos ao longo de 10 anos, em especial na colorida década de 1980, conta o Telegraph. Descreveu-a mesmo como “a cliente perfeita”, contudo a princesa deixou de vestir as suas criações quando se divorciou do príncipe Carlos.

GettyImages-531017266

Camilla, duquesa da Cornualha com Bruce Oldfield numa festa de jardim no Palácio de Buckingham, em maio de 2016

Bruce Oldfield tem 72 anos e é natural de Londres. Filho de mãe irlandesa e pai jamaicano, nunca conheceu os pais biológicos e viveu os primeiros 13 anos de vida com a mãe adotiva, Violet, que era costureira e terá despertado o gosto de Bruce pela moda. Mais tarde, o mau comportamento levou-o para a Barnardo’s, uma instituição para crianças carenciadas, da qual viria a ser presidente muitos anos mais tarde, entre 1984 e 1996.

Foi professor, e acabou por conseguir estudar moda na famosa Central Saint Martins, em Londres. Começou a criar moda em 1978 e abriu a sua primeira loja em 1984. Em 1990, recebeu uma distinção real, e tornou-se OBE (Officer of the Order of the British Empire).

As encomendas reais a Bruce Oldfield não ficam dentro de fronteiras. Coube ao britânico criar o vestido de noiva da jovem Rania, quando se casou com o príncipe herdeiro da Jordânia em 1999.