Os chefes de equipa do serviço de urgência do Hospital Beatriz Ângelo apresentaram esta quarta-feira, 1 de março, a sua demissão, avança a CNN. O Bastonário da Ordem dos Médicos está neste momento na unidade de saúde e confirmou ao Observador a saída dos profissionais.

Na nota de demissão assinada por 11 médicos, a equipa do serviço de urgência geral justifica a saída com o comprometimento da “missão e a qualidade assistencial, bem como a segurança dos doentes e profissionais”.

Os profissionais dizem que aquela unidade de saúde — “outrora hospital modelo e revolucionário na abordagem e gestão dos doentes” — “vive os piores momentos da sua história e vê-se a não cumprir o seu maior objetivo“, que é “a prestação de cuidados de excelência ao doente”.

Os últimos meses, relata a equipa, “têm sido marcados pela saída recorrente de especialistas do Serviço de Medicina Interna do Internamento e da Equipa Dedicada do Serviço de Urgência Geral.” Porém, “o número de doentes não diminuiu”, colocando profissionais e utentes em “situação perigosa” e “desumana” já apresentada à administração.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Urgência pediátrica de Loures aberta apenas em dias úteis entre as 09h00 e as 21h00, confirma hospital

“Apesar dos múltiplos pedidos de resolução desta situação, das inúmeras escusas de responsabilidade dos elementos das equipas, da saída de tantos profissionais, nada foi feito a não ser pedir a estes profissionais, já cansados, que façam mais e mais horas.”

Na mesma nota de demissão, os médicos falam de “desespero por problemas de recursos humanos” e destacam que, apesar de apelos, “nada foi feito” para ajudar profissionais sobrecarregados. “Depois de com elevado esforço e sentido de dever, termos superado uma pandemia que exigiu a todas as instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) o melhor dos seus profissionais, vivemos um presente de desespero por escassez de recursos humanos e olhamos para o futuro com enorme preocupação e desacreditação”, diz a nota.

Devido à “dificuldade de preenchimento das escalas”, esta quarta-feira, a urgência do serviço pediatria passa a funcionar apenas de segunda a sexta-feira, entre as 9 horas e as 21 horas, encerrando o seu funcionamento noturno.