Está desvendado o mistério em torno do “OVNI Dragon Ball”, uma misteriosa esfera metálica que apareceu numa praia no Japão e cuja origem intrigou os habitantes locais e as autoridades, gerando um sem número de possíveis explicações: seria um balão de espionagem? Algum tipo de campanha publicitária? Um objeto extraterreste?
A mysterious metal ball spotted on a beach in Hamamatsu City this week prompted local police to scramble the bomb squad. A careful examination revealed it is not a threat — but shed no light on what it actually is. pic.twitter.com/ytClWsP0bw
— NHK WORLD News (@NHKWORLD_News) February 21, 2023
A resposta é mais simples. Após várias semanas de especulações, a verdade veio ao de cima: trata-se (como já antes havia sido dado como provável) de uma boia de amarração que se terá desprendido e flutuado até ao areal da praia.
“É só uma boia normal”, confirmou Uwe Send, um oceanógrafo do Instituto Scripps de Oceanografia da Universidade da California ao New York Times. Estas boias estão disponíveis para compra online, e podem até ser vistas em redes sociais como o Pinterest.
Ao jornal norte-americano, Send explicou que os oceanógrafos usam este tipo de boias para efetuarem pesquisas. Por norma, estes objetos são pintados com cores vivas, ou mesmo com um número de telefone, e costumam trazer consigo algum tipo de lanterna de iluminação para que não se percam no mar. No Japão, são sobretudo utilizados para amarrar navios, razão pela qual flutuam à superfície e são feitos de metal.
A hipótese da boia de amarração já tinha sido avançada como provável devido a algumas das características visíveis da esfera. Concretamente, o seu interior oco, descoberto através de raios-x, bem como a existência de duas pegas metálicas na superfície do objeto, indicavam esta como uma forte possibilidade — facto que não deteve os mais criativos de teorizarem que se podia estar perante um novo aparelho de vigilância, ligado aos recentes incidentes envolvendo a espionagem chinesa. “Talvez toda a gente esteja paranoica por causa dos balões”, desvalorizou Send.