Não se sabe ao certo o que é nem de onde veio, mas isso não impede os mais curiosos de dar asas à especulação: no Japão, um misterioso e pesado objeto esférico deu à costa, chamando a atenção da população e alimentando teorias da conspiração, sobretudo nas redes sociais, que tentam explicar a sua origem — desde um aparelho de espionagem, a um objeto voador não-identificado (OVNI) e até… a uma bola de “Dragon Ball”.

A esfera, com cerca de um metro e meio de diâmetro, apareceu no último mês numa praia na cidade Hamamatsu, a cerca de 250 quilómetros da capital, Tóquio. As suas características misteriosas alarmaram os residentes, e as autoridades acabaram por se deslocar ao local. Após montar um perímetro de segurança, delinearam uma zona ao redor do objeto para o estudar, tentando perceber, sem sucesso, a sua origem.

Até ao momento, tem sido apenas possível determinar o que a esfera não é. Chamada ao local, uma equipa de peritagem em explosivos levou a cabo análises de raio-x e concluiu que o objeto não representa um perigo imediato, uma vez que o seu interior é oco — eliminando assim a possibilidade de se tratar de uma mina submarina por detonar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A existência de duas pegas metálicas na superfície da esfera, que levam a crer que este se possa prender a outro objeto, deram azo a uma possível explicação: a de se tratar de uma boia de amarração que se poderá ter desprendido e flutuado até ao areal da praia.

Marinha norte-americana recupera “destroços significativos” do balão chinês abatido

No entanto, há quem não aceite esta hipótese, e procure outras respostas ao mistério. A possibilidade de se tratar de mais um dos muitos “balões de espionagem” que, nas últimas semanas, têm alimentado um clima de tensão entre as várias potências internacionais suscitou preocupação, mas as autoridades desvalorizaram essa possibilidade, afirmando não ter indicações de estar perante um aparelho de vigilância chinês ou norte-coreano.

Há também quem acredite tratar-se de um OVNI caído do céu e que aterrou na praia, e outros que, com humor à mistura, notaram as semelhanças entre a esfera em Hamamatsu e as “bolas de dragão” da conhecida série de animação japonesa “Dragon Ball”.

Foram enviadas fotografias para a força de Defesa japonesa e para a guarda costeira, para que seja possível recolher mais informações. Um residente da área disse à imprensa local não entender o alarido. “[A bola] já ali está há um mês”, contou, de acordo com o The Guardian. “Tentei empurrá-la, mas não saiu do sítio”.