Dificilmente a Red Bull poderia pedir um arranque melhor de temporada no Bahrain. Sim, é verdade que os treinos e até a antecâmara do primeiro fim de semana de corrida pareciam abrir uma pequena esperança às restantes equipas de colocarem em causa o domínio da campeã mundial de construtores. No entanto, da qualificação à própria corrida, foi mais do mesmo: Max Verstappen ganhou a pole position, Sergio Pérez foi o segundo mais rápido, ambos conseguiram fazer 1-2 na prova beneficiando de mais um dia para esquecer de Charles Leclerc. Ou seja, só boas notícias. As melhores possíveis mas com uma nuance olhando para tudo o resto – a forma como a Aston Martin conseguiu chegar ao pódio depois de uma época onde teve como melhor resultado três sextos lugares (Vettel no Azerbaijão e no Japão, Lance Stroll em Singapura).
“É certo que o que [Dan] Fallows tinha na cabeça não pode apagar. A cópia não está proibida mas como é que podes copiar tão detalhadamente sem teres a documentação do nosso carro? Tivemos três Red Bull no pódio, só que o último tem um motor diferente. Eu disse ainda antes da corrida que o [Fernando] Alonso seria terceiro. A luta com Hamilton foi incrível. Foi um duelo duro mas justo. Algo ao nível da velha escola. Se o Fernando tivesse largado mais à frente, seguramente que tinha sido uma ameaça para nós”, comentou à Servus TV o principal consultor da Red Bull, Helmut Marko. Nova rivalidade à vista?
Ainda é cedo para chegar a essa conclusão mas perante as falhas da Ferrari disfarçadas pelo quarto lugar de Carlos Sainz e a diferença dos Mercedes (a Alpine esteve mal, a McLaren foi a pior), a Aston Martin surge como uma potencial rival da formação austríaca. E tudo por “culpa” das movimentações do mercado no último defeso, com alguns elementos que transitaram da estrutura da Red Bull para o conjunto britânico. Há aliás uma imagem importante contada pelo El Mundo esta segunda-feira: Adrian Newey, o engenheiro considerado por todos um génio que desenha os carros vencedores da marca campeã, andou a passear com um pequeno caderno perto de vários carros antes da corrida e só não tirou notas sobre… a Aston Martin.
???? Helmut Marko se acordó de Dan Fallows
"Hemos tenido tres Red Bull en el podio, pero el último con motor diferente. Lo que Fallows tenía en su cabeza no se puede borrar. La copia del enfoque no está prohibida, pero ¿puedes copiar tan detalladamente sin tener documentación?". pic.twitter.com/DT59qMaZTK
— ElReyGuiri (@ElReyGuiri) March 6, 2023
Dan Fallows é o nome de quem todos falam e por razões lógicas: o antigo chefe da aerodinâmica da Red Bull até 2022 está agora na equipa britânica, sendo a figura mais importante entre outras contratações feitas pela Aston Martin para esta temporada. Para a Red Bull, o carro que levou Fernando Alonso ao pódio e Lance Stroll à sexta posição tem o modelo do RB19 a ser decalcado para o AMR23. E isso é proibido? Não. Até porque Fallows e restantes elementos que se mudaram tiveram o período de gardening cumprido, com seis meses sem trabalhar em qualquer equipa como está previsto nas regras. É por isso que Marko vai mais longe no seu pensamento, dizendo que a memória ajudaria a fazer uma recriação do carro de sucesso mas que os detalhes que estão no monolugar teriam de ser preparados com acesso a toda a documentação.
Reeling in P3. ????
With just over 10 laps left, there was no stopping @alo_oficial as he relentlessly closed the gap on Sainz to secure his 99th podium finish.#BahrainGPpic.twitter.com/40rHrFGcWN
— Aston Martin Aramco F1 Team (@AstonMartinF1) March 6, 2023
“Eles [Aston Martin] foram muito fortes na corrida. Foi muito divertido ver o Fernando [Alonso] lá em cima com os seus 40 e poucos anos. Com base nos resultados desta corrida, diria que eles agora são a segunda equipa mais forte. Acho que isso demonstra também a todas as equipas que é possível escapar ao meio do pelotão. Saída de Dan Fallows? Acho que temos uma equipa maravilhosa, com tudo para evoluir. É de certa forma lisonjeiro ver as semelhanças do carro com o nosso. Dizem que a imitação é a melhor forma de lisonjear e é bom ver um carro velho a andar tão bem”, ironizou o chefe da equipa, Chris Horner.
"Feels amazing" – Sure does, @alo_oficial! ????#BahrainGPpic.twitter.com/perUjF8YBB
— Aston Martin Aramco F1 Team (@AstonMartinF1) March 6, 2023
Naquele que pode ser um ano de viragem na Fórmula 1, a Aston Martin quase duplicou o tamanho da equipa em relação a 2022 passando de 400 para 700 funcionários e está a concluir a sua nova fábrica com tecnologia de ponta perto do circuito de Silverstone. Assim, e para já, continua a trabalhar nas instalações que foram da Force India, utilizando o túnel de vento da Mercedes com todo o sucesso demonstrado no Bahrain. “O Adrian [Newey] tem uma capacidade de foco única, sempre centrado nos mais pequenos detalhes. Não tem qualquer tipo de arrogância, é aberto e respeita qualquer comentário, venha de onde viver. As equipas técnicas devem ser abertas, apesar de teres uma ideia clara sobre como deve ser o carro deves estar disponível para ouvires qualquer pessoa porque podes melhorar o registo”, comentou Dan Fallows.
Part of a bigger picture. ????
Those pictured here are a small representation of the collective 700-strong force that makes us a team. It’s all those back at the factory and who join us on our journey, that allow us to achieve what we have this weekend.
This is AMF1. pic.twitter.com/6PehbaK9oZ
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Também a Mercedes mostrou alguns sinais de preocupação perante um adversário capaz de colocar-se no meio da luta pelo pódio. “Eles ganharam dois segundos em meio ano e o carro deles é metade do nosso. O motor, a caixa de velocidade, a suspensão traseira, até o túnel de vento… Não acho que este pacote seja competitivo e precisamos agir juntos. Problema? A aerodinâmica. Acho que a Aston Martin mostrou como isso deve ser feito e fizeram uma redefinição total do seu conceito. Encontraram o caminho certo. Cada dia que passa conta e agora estamos a a perder esses dias. Nós no passado errámos, pensámos que podíamos corrigir isso mantendo o conceito do carro mas não resultou. Somos competitivos contra Ferraris, não somos contra [Fernando] Alonso e muito menos com a Red Bull”, admitiu Toto Wolff, chefe de equipa da Mercedes.
Absolute scenes. ????#BahrainGP pic.twitter.com/Q57emTdai7
— Aston Martin Aramco F1 Team (@AstonMartinF1) March 5, 2023