O finlandês Valtteri Bottas, um dos dois pilotos oficiais da Alfa Romeo F1 Team, arrancou a época de 2023 no Grande Prémio do Bahrain e com o pé direito. Depois de se ter classificado para a 12.ª posição na grelha, Bottas batalhou para ascender ao 8.º lugar na corrida, imediatamente atrás das equipas mais fortes, Red Bull, Ferrari, Aston Martin e Mercedes.

Após o Bahrain, o piloto trocou o fato de competição por calças de ganga e t-shirt e rumou a Turim, para receber as chaves (e o resto) do seu novo carro de serviço. A entrega teve lugar no Stellantis & You, salão de exposições do grupo na cidade italiana e, ao contrário do que acontece com os restantes clientes, na entrega do carro novo do piloto nórdico estavam presentes alguns dos principais dirigentes do construtor transalpino.

O novo carro de serviço de Bottas é a mais recente criação da Alfa Romeo, em matéria de desportivos, um Giulia GTAm equipado com um fulgurante motor 2.9 V6 biturbo com 540 cv. Obviamente o piloto vai sentir a diferença em potência, face aos cerca de 1000 cv que o seu F1 pode atingir em qualificação, mas é mais que provável que a sensação mais díspar seja motivada pelo incremento do peso, uma vez que um F1 de 2023 pesa 798 kg, longe pois dos 1595 kg do novo carro do piloto, de que apenas vão ser produzidas 500 unidades.

A base do Giulia GTAm é o Quadrifoglio, que passa a extrair mais 30 cv do motor 2.9 V6 biturbo, pesando menos 100 kg com o objectivo de melhorar a capacidade de aceleração. Saltam sobretudo à vista as alterações na aerodinâmica do modelo, com entradas de ar mais generosas à frente, completadas por um splitter frontal mais saliente, enquanto na traseira surge uma asa maior para incrementar o apoio à traseira.

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