Um sismo de magnitude 3,6 na escala de Richter atingiu durante a madrugada desta sexta-feira a região do Algarve. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o abalo ocorreu pelas 3h35, a noroeste de Albufeira, a uma profundidade de 27 quilómetros.
O sismo foi sentido com intensidade máxima IV/V, na escala de Mercalli modificada, nos concelhos de Albufeira e Loulé. Foi também sentido, mas com menor intensidade nos, concelhos de Faro, Lagoa, Portimão e Silves. A intensidade máxima IV (moderado) e V (forte) da escala de Mercalli modificada significa que a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos, os carros estacionados balançam, janelas e portas tremem e é sentido fora de casa.
De acordo com o Sul Informação, o sismo foi sentido em várias localidades algarvias e também no Alentejo, em Ourique e Almodôvar.
Também durante a madrugada, foram registados dois abalos no arquipélago dos Açores, nas ilhas da Graciosa e São Jorge, segundo o IPMA. O primeiro aconteceu pelas 5h (menos uma hora nos Açores) e teve uma magnitude de 2,7 na escala de Richter. O segundo ocorreu às 6h e teve magnitude de 2.
Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).