“Os Cinco”, livros mundialmente conhecidos pelo público juvenil ao longo de várias gerações e escritos por Enid Blyton, estão agora menos acessíveis nas bibliotecas de Devon, no Reino Unido. As versões originais da autora estão a ser armazenadas em zonas fora do alcance do público, para evitar que os leitores tropecem em livros com “linguagem datada” e potencialmente ofensiva.

Apenas novas versões que tenham sido alteradas estão disponíveis na biblioteca de forma imediata. Leitores que peçam as versões originais — que constam, segundo o The Telegraph, do catálogo online — serão confrontados com um aviso de linguagem potencialmente ofensiva.

A Libraries Unlimited, empresa que gere as bibliotecas no condado de Devon, tem uma política de renovação de forma regular do seu stock com versões alteradas de livros clássicos — como é o caso das obras de Enid Blyton. “Nos livros que tenham linguagem que seja cada vez mais datada”, afirmou a Libraries Unlimited, dando o exemplo dos livros de Enid Blyton, “as bibliotecas continuarão a adquirir novas edições onde as editoras tenham atualizado a linguagem“.

No caso da autora d’Os Cinco, foram alteradas palavras como “queer” e “gay”, além de expressões como “cala a boca” e “não sejas idiota”. Além disso, num caso em específico, foi alterada a palavra “castanho” com definição do tom de pele de um pescador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Enid Blyton: à procura de tesouros em 800 livros

Byrn Harris, do Sindicato de Liberdade de Expressão, explicou ao The Telegraph que, por lei, as bibliotecas públicas devem providenciar um serviço “compreensivo e eficiente”.

Reter certas obras de forma deliberada e torná-las menos acessíveis pode ficar aquém desse serviço, especialmente se as razões para tais forem dúbias, como achar estas obras ofensivas de um modo subjetivo”, esclareceu. “Se as bibliotecas públicas insistirem em ter uma política de censura então os utilizadores, especialmente as crianças e os seus pais, devem ser informadas de forma clara que o material que a biblioteca está a reter pode não ser compreensível em resultado das suas políticas.”

Enid Blyton nasceu em 1897 e morreu em 1968. Ao longo da sua vida escreveu, desde a década de 1930 até à sua morte, mais de 700 obras, ficando famosa pela criação d’Os Cinco e do personagem infantil Noddy. O primeiro volume da sério Os Cinco foi publicada em 1942.