717kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Censura

Resposta Pronta

"Há um incremento de radicalização da política"

"É preciso cuidado à direita e à esquerda". Pacheco Pereira reage à tentativa de boicote da presença de Nogueira Pinto na Feira do Livro Independente de Arroios: "nunca me passou pela cabeça não ir".
Resposta Pronta

"Já está tudo farto de políticas de cancelamento"

A reação de Nogueira Pinto à tentativa de boicote da sessão final da Feira do livro independente por causa da sua presença: "proibir pessoas de falar é um disparate. seja à direita ou à esquerda".
O Bom, o Mau e o Vilão

Os Diáconos Remédios e a estátua de Camilo

O PSD e a IL (que têm posições diferentes sobre a moção de censura), Pinto Moreira (que finalmente sai) e Ilda Figueiredo (que não se informou) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Semáforo Político

A estátua de Camilo e a abstenção do PSD

Sinal verde para o PSD "que não vai atrás do Chega", que quer dar ao Governo a moção de censura. Ainda, sinal vermelho para quem quer retirar a estátua de Camilo Castelo Branco no Porto.
Redes Sociais

Desinformação: o inimigo mortal da democracia

Ao contrário da censura, que limita o acesso à informação, a desinformação cria uma avalanche de conteúdo falso para causar confusão, minar a confiança nas instituições e influenciar eleições.
Livros

Alterar livros é censura "ridícula e perigosa"

A autora afirma que qualquer livro tem um motivo para ser como é, sendo importante estudá-la enquadrada no seu contexto social e, se necessário, acrescentar texto explicativo a condenar as práticas.
China

Internauta detida por comentário inapropriado

As autoridades de Dalian detiveram uma mulher, de 34 anos, por comparar soldados da China a cães. O comentário foi considerado inapropriado porque a "dignidade dos militares não pode ser profanada".
Universidade de Coimbra

A época da caça às bruxas

Por maior que seja a solidariedade para com os refugiados ou até o apoio do Governo à Ucrânia, tal não pode justificar que se torne admissível demitir alguém sumariamente por suposto delito de opinião
Hong Kong

China censura livros com referência a Tiananmen

Os livros com referências democráticas ou de independência de Hong Kong ou sobre o massacre da Praça de Tiananmen têm vindo a desaparecer das livrarias do território.
Politicamente Correto

A censura e os direitos de autor

Defender a alteração de obras literárias em prol das minorias não é mais do que aceitar uma atitude paternalista perante um vasto universo de leitores.
China

Chinês crítico do regime é preso; mulher não sabia

A mulher acreditava que o marido engenheiro estava focado em tecnologia, mas depois de ele ser preso, percebeu que mantinha um famoso blogue critico do governo da China.
A História do Dia

Há censura no mundo da publicação de livros?

O escritor Afonso Reis Cabral diz ter sido alvo de uma cultura de censura após uma editora americana ter recusado dois dos seus livros. Francisco José Viegas, escritor e editor, é o nosso convidado.
Estados Unidos da América

EUA: tentativa de censura de livros duplicou

Em 2022, foram feitas 1.269 solicitações para que livros fossem retirados de bibliotecas dos EUA, sendo que a grande maioria das obras foi escrita por ou sobre membros da LGBTQIA+ e pessoas de cor.
Literatura

Bibliotecas escondem livros de Enid Blyton 

As bibliotecas públicas no condado de Devon estão a armazenar edições antigas das obras de Enid Blyton em zonas fora do acesso dos seus utilizadores. Em causa está a o uso de "linguagem ofensiva".
Contra-Corrente

Censura em livros infantis acaba com “pais e mães”

Os autores morreram há muitas décadas mas os novos polícias do politicamente correcto já acham normal trocar palavras em livros publicados há 50 ou 60 anos. Até a palavras com “gordo” foram banidas.
Augusto Santos Silva

Santos Silva quer censurar as redes sociais? 

O presidente da AR está inquieto com as redes sociais. Até que ponto o Estado pode interferir na liberdade de expressão? Ligue 910024185 e participe no Contra-Corrente
China

Polícia chinesa está à procura dos manifestantes

Autoridades estão a concentrar-se em várias cidades para reprimir protestos e a identificar manifestantes. Cidadãos usam cartazes em branco, equações e até alpacas para contornar a censura.
Noticiário

16h. Protestos passam fronteiras da China

Paris, Tóquio e Londres são algumas das cidades onde os protestos se multiplicam. Ainda neste jornal, as mudanças nas compras de dívida pública por parte do Banco Central Europeu.
China

China muda final do novo filme dos Minions

"Mínimos 2: A Ascenção de Gru" estreou esta sexta-feira nas salas de cinema chinesas, com um final diferente do original. Fãs deram conta do corte da censura na rede social Weibo.
China

Tiananmen. China aumenta vigilância de ativistas

Entre abril e junho de 1989, milhares de chineses reuniram-se na Praça de Tiananmen em protestos contra o regime. A 4 de junho, as tropas dispararam sobre os manifestantes, matando centenas de pessoas.
China

Media em Xangai não devem dizer "confinamento"

Media chineses foram 'aconselhados' a divulgar o máximo de informação relativamente à mudança nas medidas da cidade, mas sem utilizar a expressão "fim do confinamento"
Cinema

"Top Gun: Maverick" com bandeira de Taiwan

O casaco de aviação do personagem interpretado por Tom Cruise aparecia, no trailer, sem as bandeiras de Taiwan e do Japão na parte de trás, algo que constava do primeiro filme.
Teatro

Peça de Tiago Rodrigues contestada em Itália

Fratteli d'Italia e Forza Italia criticaram as apresentações de "Catarina e a beleza de matar fascistas" no país. Tiago Rodrigues lembra: "A peça falar de violência não a torna num apelo à violência".
Cinema

Disney não tira cena LGBTQIA+ de "Doutor Estranho"

Arábia Saudita quer cortar cena em que personagem fala nas duas mães. Disney mostra-se indisponível para responder a pretensão.
Cinema

"Monstros Fantásticos". China censura relação gay

Referências verbais à relação entre Dumbledore e Grindelwald foram cortadas da versão do terceiro filme de "Monstros Fantásticos" que estreou nos cinemas da China na semana passada.
25 de Abril

Exposição de livros proibidos pela Censura na BNP

A Biblioteca Nacional de Portugal vai receber uma exposição de livros apreendidos e proibidos de circular pelos Serviços de Censura, durante a ditadura do Estado Novo, entre 3 de maio e 3 de setembro.
Twitter

André Ventura novamente expulso do Twitter

O líder do Chega tem a conta na rede social novamente suspensa. É a terceira vez desde 2021.
Friends

"Friends" sem lésbicas nem piadas de sexo na China

A primeira temporada da série, que voltou a estar disponível nos serviços de streaming da China, teve os momentos com referências sexuais ou referentes à relação lésbica de Carol e Susan eliminados.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: governo "permite ataques reiterados"

Cinco pessoas, entre jornalistas, técnicos e pessoal administrativo, ficaram feridas na sequência do ataque às instalações da Rádio Capital FM na Guiné-Bissau, disseram à Lusa fontes da direção
Liberdades

As maiorias absolutas e os novos censores

A maioria absoluta pode ser uma oportunidade para as reformas há muito adiadas. O outro lado da moeda é a voracidade controladora do PS, num ambiente global de simpatia pela censura.
China

Plataforma de streaming altera fim de "Fight Club"

A cena final, que chocou bastantes fãs na altura da sua estreia, em 1999, foi substituída por uma mensagem de texto onde é explicado que as autoridades apanharam o protagonista.
Arábia Saudita

Concerto de Bieber na Arábia Saudita criticado

Associações ativistas têm pressionado bandas e músicos para cancelar os seus concertos no país, defendendo que este tipo de iniciativas tem como objetivo desviar o escrutínio da coroa.
Educação

Governo brasileiro acusado de censurar exame

Longe de negar as acusações, Bolsonaro saudou na segunda-feira o facto de as questões do Exame Nacional do Ensino Médio, que será aplicado no próximo domingo, "começaram a se assemelhar ao Governo".
China

Namewee banido na China por videoclip "insultuoso"

Numa canção que o artista garante ser apenas sobre romance e amor por animais, a China vê críticas insultuosas ao regime. "Definitivamente estarei do lado da democracia", responde o cantor.
Rússia

Apoiantes de Navalny acusam Google de "censura" 

"Suprimir a aplicação 'Navalny' das plataformas é um ato de censura política. O governo autoritário e a propaganda russos vão ficar encantados" disse um representante da organização de Navalny.
China

China. Proibidos homens afeminados na televisão

O Governo chinês disse que deverá "excluir resolutamente 'maricas' e outros tipos de estética anormais" de programas de televisão -- referindo-se a homens com aspeto considerado afeminado.
A Sexta Coluna

A ofensiva

O modo como em algumas instituições académicas se instalou o terrorismo intelectual contra os dissidentes ou não alinhados lembra a categoria de "Unmensch", usada pelos nazis contra os inimigos.
Política

O novo plano de operações

Otelo morto tornou-se o “controverso” útil dos que levam a cabo um novo plano de operações: o que instala a hegemonia da esquerda no aparelho de Estado em Portugal.
Resposta Pronta

"Artigo 6.º deve passar por ser tão abstrato"

Vice-presidente da Associação pela Defesa dos Direitos Digitais, Ricardo Lafuente, acredita que Tribunal Constitucional vai aprovar artigo 6º da Carta dos Direitos Digitais por ser demasiado abstrato.
Resposta Pronta

"Não hesitaria em revogar artigo 6.º"

Constitucionalista afirma que falta de clareza na definição de desinformação é "perversa". Pedro Bacelar Vasconcelos afirma que, como está, este artigo pode recuperar a censura pré-25 de abril.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.