Desta vez a notícia não é a moda que Beyoncé usou, mas sim criou. A diva da música e o seu amigo Olivier Rousteing, que é o diretor criativo da casa de moda francesa Balmain, estiveram durante seis meses a criar uma coleção de moda inspirada no mais recente álbum da artista, Renaisance. Beyoncé tirou uma nova carta da manga (ou o corpete, ou da capa, ou do vestido, porque esta coleção tem de tudo) e fez mais uma jogada de mestre.
Na coleção “Renaissance Couture by Beyoncé x Balmain” cada look é inspirado numa das 16 faixas deste sétimo álbum da cantora, segundo explica a marca. Contudo na página de Twitter da Balmain, onde foram partilhadas as imagens desta colaboração é possível encontrar 17 visuais. A apresentação da coleção “Renaissance Couture by Beyoncé x Balmain” foi feita na edição de abril da Vogue francesa esta sexta-feira, 24 de março, que tem Beyoncé na capa a usar um dos looks.
Para a criação desta coleção contribuíram Beyoncé, Rousteing, a equipa da Balmain e a stylist de longa data da artista, Marni Senofonte e todo o trabalho contou com “as assinaturas da casa Balmain, o clássico savoir-fair parisiense, e uma vasta gama de materiais e técnicas inesperadas”, segundo se pode ler no site da marca francesa. O objetivo era “traduzir o alegria e genialidade de Renaissance para uma coleção de Alta Costura que deixa claro que algo poderoso pode resultar quando a música e a moda são combinadas num todo unificado”.
A cantora partilhou na sua conta de Instagram uma fotografia com o designer de moda. “Obrigada a Olivier Rousteing e à Balmain por trazerem Renaissaince à vida em Alta Costura”, pode ler-se na legenda. Beyoncé agradece ainda a possibilidade de “celebrar a forma humana, de correr riscos artísticos, de derrubar barreiras e expressar-se livremente”.
Quando o álbum Renaissance foi lançado no verão passado Olivier Rousteing começou a ouvir sem parar. “Eu desenhava e desenhava enquanto ouvia e às vezes não consegues controlar a emoção do teu traço. E eu comecei a imaginar os desenhos dentro do álbum dela, como se iriam relacionar com as canções e as letras — não foi algo que seria suposto eu fazer,mas eu estava simplesmente inspirado pela música para o fazer. E foi assim que começou”, disse criativo ao telefone com a Vogue britânica.
No site da Balmain é possível ler uma explicação de cada look por OlivierRousteing, e ficar a saber algumas das técnicas usadas e artistas que colaboraram na sua criação. Para ver os looks desta coleção passe a galeria no topo deste artigo.
Eu, Beyoncé e 16 canções: um manual para renascer na pista de dança