Um cavalo morreu na semana passada durante as gravações da série “Os Anéis do Poder”, uma prequela da saga “O Senhor dos Anéis”, o que levou a organização de defesa dos animais PETA a condenar a produção, recomendando o uso de tecnologia.

“Entristece-nos profundamente confirmar que um cavalo de produção morreu a 21 de Março”, disse o porta-voz da Amazon Studios, produtora da série, num comunicado citado pelo Deadline,  portal de notícias de Hollywood.  Segundo a mesma nota à imprensa,  o animal teve um ataque cardíaco “de manhã”, quando “as filmagens ainda não tinham começado e o cavalo estava a fazer exercícios antes dos ensaios”. 

Tanto um veterinário como um representante da American Humane Association estiveram presentes na altura, continua a empresa, acrescentando que “a autópsia independente confirmou que o cavalo morreu de insuficiência cardíaca”.

De acordo com fontes contactadas pelo Deadline, mais de 30 cavalos estavam a participar nas filmagens desse dia, já que, segundo o Daily Mail, iam ser gravadas cenas de uma batalha.

A PETA, que é contra o uso dos animais nas gravações da série, lembrou que há a possibilidade de utilizar CGI — imagens criadas em computador —, plataformas mecânicas ou outros métodos para evitar o sofrimento dos cavalos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A PETA apela aos criadores da série — e a todos os outros produtores — a que façam uma nova descoberta sem utilizar cavalos reais”, remetendo para o tema da saga. “Se não podem evitar explorar animais para a sua arte, devem encontrar um novo meio, porque ninguém quer ver um “spinoff” para a televisão com o tormento como tema”, assume a vice-presidente da organização num comunicado publicado no site da organização.

E usou este incidente para apelar, numa publicação no Twitter, a todas as produções de filmes para deixarem de usar cavalos reais nas rodagens.

A organização sem fins lucrativos recorda outros filmes onde houve maus-tratos a animais, como, por exemplo,  “O Hobbit: uma jornada inesperada”, também da saga do Senhor dos Anéis. O realizador Peter Jackson tinha sido criticado pelos acontecimentos, tendo negado o que descreveu como alegações “infundadas”, de acordo com a Sky News.

A primeira temporada da série “Os Anéis do Poder””, da saga “O Senhor dos Anéis”, chegou a Portugal em setembro do ano passado.