Elon Musk, o multimilionário dono da Tesla e da SpaceX, é um dos subscritores de uma carta aberta na qual se alerta para os riscos do uso acelerado da Inteligência Artificial e se admite que a corrida pelo desenvolvimento destes softwares está fora de controlo.

O dono da rede social Twitter faz parte do leque de peritos em Inteligência Artificial que defende que a criação destes programas deve ser suspensa durante seis meses, para que as capacidades e perigos destes sistemas possam ser devidamente analisados.

Elon Musk é o cofundador da OpenAI, o laboratório responsável pela criação do ChatGPT e do GPT-4. Além de Musk, assinaram a carta Emad Mostaque, fundador da Stability AI, Steve Wozniak, cofundador da Apple e vários engenheiros de empresas como DeepMind, Microsoft, Meta, Google e Amazon.

Sistemas de Inteligência Artificial com inteligência capaz de competir com seres humanos podem acarretar riscos pesados para a sociedade e a humanidade“, é possível ler-se na carta. “Nos últimos meses, é possível ver laboratórios de Inteligência Artificial numa corrida desenfreada para desenvolver mentes digitais cada vez mais poderosas que ninguém, nem mesmo o seus criadores, podem entender, prever ou controlar.”

Segundo os subscritores da carta aberta, os responsáveis pelo desenvolvimento da Inteligência Artificial devem utilizar os seis meses de suspensão para “desenvolver e implementar em conjunto um leque de protocolos de segurança, para o design e desenvolvimento de Inteligência Artificial avançada.” Estes protocolos devem ser “auditados de forma rigorosa e supervisionados por peritos independentes“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além disso, ainda de acordo com o documento, os responsáveis pelo desenvolvimento destes softwares devem trabalhar em conjunto com legisladores para acelerar a criação de sistemas governamentais de controlo das Inteligências Artificiais.

“A humanidade pode desfrutar de um futuro promissor com a Inteligência Artificial”, concluiu a carta aberta. “Tendo sucedido na criação de sistemas de Inteligência Artificial poderosos, podemos agora desfrutar de um ‘verão de Inteligência Artificial’ onde colhemos os frutos, melhoramos estes sistemas pelo puro benefício dos mesmos e damos à sociedade uma hipótese de se adaptar.”

ChatGPT dá conversa à internet. Os limites, perigos e promessas do novo fenómeno da inteligência artificial