aqui falámos do Kia EV9, o SUV eléctrico com mais de cinco metros de comprimento que se vai assumir como o novo topo de gama da marca sul-coreana. Voltamos ao tema porque ficámos a conhecer mais dados sobre o modelo que, além das dimensões imponentes – do comprimento total de 5,01 metros à distância entre eixos de 3,10 m –, exibe ainda uma carroçaria volumosa em busca de uma sensação de robustez e um design anguloso visando reforçar a personalidade.

Concebido sobre a plataforma E-GMP, a mesma utilizada pelo EV6, o novo SUV eléctrico usufrui do facto da base ser modular para se adaptar ao EV9, mais comprido, mais largo e com maior distância entre rodas. O SUV a bateria vai ser oferecido em versões com apenas tracção atrás ou 4×4, sendo a primeira, a RWD, a mais vocacionada para a optimização dos custos e da autonomia. A segunda, AWD, é a preferível para quem privilegia mais potência e melhor comportamento em pisos escorregadios.

O Kia EV9 RWD vai montar um motor eléctrico com 204 cv (150 kW) e 350 Nm, capaz de atingir 100 km/h ao fim de 9,4 segundos, existindo ainda uma segunda versão RWD ligeiramente mais possante, com 218 cv (160 kW) e o mesmo binário. Os clientes que desejam ter acesso a mais potência devem optar pelo EV9 AWD, cujos dois motores, um por eixo, debitam em conjunto 385 cv (283 kW) e 600 Nm de força, o que permite ultrapassar 100 km/h ao fim de somente 6,0 segundos. Esta versão mais possante pode ainda aceder à função boost, que se pode adquirir online através da app da marca e que permite elevar o binário para 700 Nm, o que reduz os 0-100 km/h do EV9 para somente 5,3 segundos.

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Para alimentar os motores eléctricos, o EV9 aproveita a sua maior distância entre eixos para alojar um pack de baterias com maior capacidade, ou seja, dimensões superiores. E como o EV9 é obviamente mais pesado e menos aerodinâmico do que o Kia EV6 – anuncia um Cx de 0,28 –, é mais que natural que recorra a baterias superiores. Daí que a bateria mais pequena do EV9 seja a maior que está ao serviço do EV6, com 76,1 kWh de capacidade, para as versões que visam maior autonomia terem à disposição um pack com 99,8 kWh.

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Recorrendo à tecnologia 800V, à semelhança do EV6, o novo EV9 vai conseguir recarregar mais rapidamente por aceitar potências superiores, sem ter de incrementar a amperagem. A Kia não especifica a potência de carga máxima para o EV9, mas nunca será inferior aos 240 kW do EV6, o que o coloca entre os 225 e 270 kW que a Porsche anuncia para as diversas versões do Taycan. De acordo com a Kia, o EV9 será capaz de recarregar energia suficiente para percorrer mais 239 km em apenas 15 minutos, se ligado a um carregador que forneça a desejada potência. A versão do novo SUV eléctrico com mais autonomia será a que associa apenas um motor à bateria maior, o que lhe permite anunciar 541 km entre recargas, de acordo com o método europeu WLTP.

Bancos que giram e Nível 3 de condução autónoma

O interior do EV9 promete ser espaçoso e confortável, com um ecrã de grandes dimensões, largo e baixo, uma nova interpretação do que vimos no EV6. O condutor tem à sua disposição tudo o que o Hyundai Motor Group tem de mais moderno para oferecer, o que passa pelo Highway Driving Pilot, um sistema de ajuda ao condutor que o fabricante descreve como Nível 3 de condução autónoma, capaz de funcionar em auto-estradas. Para tal, o EV9 pode estar equipado com vários sensores, câmaras e dois LiDAR, dispositivos que ainda ajudam ao funcionamento do estacionamento remoto.

O mais caro dos Kia é eléctrico e tem sete lugares

No habitáculo, as três filas de assentos são o maior trunfo, com a marca a demonstrar que o espaço para as pernas dos ocupantes da terceira fila é similar ao que usufrui quem se senta na segunda fila. Tão importante quanto isso, esta fila do meio pode ainda fazer rodar os bancos, virando-os para trás, conferindo mais versatilidade ao habitáculo. Em matéria de bagageira, o EV9 oferece um espaço atrás dos bancos que pode ser reforçado pela frunk, a mala sob o capot da frente, que se pode abrir remotamente para permitir a entrega de compras online.

O Kia EV9 vai estar equipado com o sistema V2L (Vehicle to Load), o que faculta o carregamento de computadores trotinetas e bicicletas eléctricas, até uma potência de 3,68 kW. À semelhança do que já acontece com o EV6, o novo SUV da Kia pode assim ser utilizado como um gigante power bank, fornecendo energia de acordo com as necessidades dos utilizadores, o que é particularmente útil para os amantes do campismo e das incursões pela natureza.

O Kia EV9 surgirá primeiro na Coreia do Sul, a que se seguirão os principais mercados europeus durante o 2.º semestre de 2023. Em Portugal, o EV9 será comercializado a partir de 80.000€, podendo ser encomendado no início do Verão, provavelmente Junho. Contudo, o início das entregas a clientes não acontecerá antes de Outubro do corrente ano.