SUV há muitos mas, se impusermos o critério de disponibilizarem sete lugares, a oferta reduz-se drasticamente. Mais ainda se o requisito for que o modelo em causa seja alimentado exclusivamente a bateria. É precisamente para aproveitar essa lacuna do mercado que a Kia recorreu à sua plataforma dedicada a veículos eléctricos, a Plataforma Modular Global Eléctrica (E-GMP), para conceber o EV9. Trata-se de um SUV que se destina a desempenhar o papel de topo de gama na marca sul-coreana, como agora acontece com o Sorento, mas 100% eléctrico.

Com o EV9, o fabricante de Seul entra num mercado onde o Model X é rei e senhor, embora o SUV da Tesla deva ser cerca de 10 cm menos comprido que o Kia. E escrevemos “deva” porque a marca não revelou as dimensões definitivas do EV9. Contudo, como a versão final deste modelo é extremamente fiel ao concept que a antecipou, apresentado no Salão de Los Angeles no final de 2021, deduzimos que poucas variações haverá em termos de medidas. Na altura, o comprimento avançado foi de 4,93 metros, ou seja, maior até que o Sorento.

O EV9 que vai começar a ser comercializado no final deste ano, tal como aqui antecipámos, exibe evidentes parecenças com o protótipo que lhe serviu de base, assumindo um estilo ousado e simultaneamente imponente. Como é, aliás, característico dos modelos que visam um posicionamento mais estatutário. Aqui claramente a apostar na geometria das formas, desde a frente com linhas vincadas ao perfil poligonal, culminando numa traseira em que os grupo ópticos e spoiler contribuem para reforçar a altura do SUV, sem abdicar dos traços angulosos.

Com uma imagem que agradará a alguns e não atrairá outros tantos, o novo Kia EV9 tem indiscutivelmente um design impactante. A secção dianteira é, a nosso ver, a mais feliz esteticamente, com a grelha fechada na cor da carroçaria e contornada pela iluminação “com padrão digital”, transportando assim o típico tiger nose da marca para o futuro. O mesmo acontece com as luzes de circulação diurna em LED, que aqui evoluem para o conceito de “Mapa de Estrelas” com um padrão de luz animado que será integrado nos próximos BEV da Kia.

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No interior a palavra de ordem é “espaço”, requisito este que é mais fácil de cumprir quando se recorre a uma arquitectura projectada de raiz para acolher baterias e motores eléctricos. A base plana e a longa distância entre eixos conjugam-se para oferecer um amplo habitáculo, seja na configuração de seis lugares (2+2+2), ou de sete (2+3+2), com a marca a avançar que os assentos da segunda fila podem rodar 180º para facilitar os momentos de convívio em viagens mais longas. Ao espaço a rodos há que somar um ambiente tecnológico, pontuado por aquilo que parece ser um enorme ecrã, mas que na realidade são três displays em contínuo. Um está ao serviço da instrumentação (12,3 polegadas), outro serve para regular a climatização (5”) e o terceiro (12,3”) destina-se a explorar o sistema de infoentretenimento.

Sabe-se ainda que o futuro EV9 vai usufruir de uma arquitectura de 800V, o que lhe permitirá lidar com carregamentos em corrente contínua de até 350 kW de potência. No entanto, não foram divulgadas quaisquer especificações técnicas. Sobre motores, packs de bateria e autonomia nem uma palavra. Mas o silêncio será quebrado ainda este mês, pois no próximo dia 29 a Kia volta a fornecer novos detalhes acerca deste SUV eléctrico que, por cá, estamos em condições de avançar que não vai custar menos que 80.000€. E chega em Outubro.