O político italiano Silvio Berlusconi terá sido diagnosticado com leucemia, um cancro que afeta a medula óssea e desencadeia a produção de glóbulos brancos anormais. O diagnóstico tinha sido apontado por uma fonte próximo do antigo primeiro-ministro ao Corriere della Sera e confirmado por outra fonte à Reuters.

O antigo primeiro-ministro italiano encontra-se internado na unidade de cuidados intensivos do hospital San Raffaele, em Milão, com uma pneumonia. A situação é delicada, mas estável. Berlusconi deverá passar os próximos dias no hospital, confirmou fonte do San Raffaele ao Corriere Della Sera.

Internado várias vezes durante os últimos anos, Berlusconi, com 86 anos, saiu na semana passada do último internamento. De acordo com o Corriere Della Sera, terá chegado ao hospital com falta de ar, acompanhado pela companheira, a deputada Marta Fascina. O mesmo jornal avançou que já foram feitos exames, mas os resultados ainda não são conhecidos.

Silvio Berlusconi: ex-primeiro-ministro italiano absolvido de tentar silenciar mulheres sobre festas privadas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Antonio Tajani, ministro dos Negócios Estrangeiros e aliado político de Berlusconi, afirmou que o político tinha uma infeção antiga que não estava totalmente resolvida, mas que está consciente e comunicativo.

Uma fonte hospitalar mencionada pela Reuters especificou ainda na quarta-feira que Silvio Berlusconi estaria a ser acompanhada na ala cardiotorácica dos cuidados intensivos do San Raffaele. Já recebeu visitas da filha mais velha, Marina Berlusconi, e do irmão, Paolo Berlusconi.

O líder do Forza Italia saiu do hospital a 31 de março depois de um internamento de quatro dias, agradecendo nas redes sociais “a proximidade e afeto”. “Já voltei ao trabalho sobre os principais temas da atualidade, pronto e determinado, a comprometer-me, como sempre fiz, com o país que amo”, escreveu.

Em 2016, o polémico político italiano foi submetido a uma cirurgia para tratar um cancro na próstata. Depois de ter desenvolvido Covid-19, quando esteve infetado com o coronavírus SARS-CoV-2 em setembro de 2020, Silvio Berlusconi tem sido internado várias vezes por sofrer de dificuldades respiratórias. Enquanto esteve infetado, Berlusconi chegou a ser internado no Hospital San Raffaele ” como medida de precaução”.

Alberto Zangrillo, médico assistente responsável pelo caso de Silvio Berlusconi, adiantou apenas que a situação clínica do antigo primeiro-ministro italiano está “estável”, mas “delicada”. Paolo Berlusconi acrescentou, após a visita, que o irmão está de “bom humor” e que “é como uma pedra, vai safar-se outra vez”.

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, desejou uma rápida recuperou a Berlusconi. “Força Silvio”, escreveu no Twitter.