A maioria dos veículos eléctricos em Portugal são adquiridos por clientes empresariais, sobretudo os modelos mais caros, uma vez que os incentivos fiscais são mais atractivos para as empresas do que para os particulares. As empresas recuperam a totalidade do IVA, tão mais elevado quanto mais caro é o modelo, além de usufruir de vantagens em termos de contribuição autónoma. Daí que os clientes empresariais comprem de uma forma mais impulsiva, determinada pelo coração, enquanto os particulares pensem mais com a carteira, apostando na racionalidade.
Dos clientes empresariais já aqui falámos: o Tesla Model Y esmagou a concorrência no 1.º trimestre, sobretudo depois das reduções de preço que operou recentemente, que tornaram os modelos da marca norte-americana ainda mais apelativos. A Tesla conquistou ainda a 2.ª posição no ranking das vendas, com o Model 3, como que a provar que o sucesso do Y não foi por acaso.
Mas para cativar os clientes particulares, os utilizadores/compradores, é necessário um eléctrico que cative a carteira e que agrade à vista, pelo que o ranking muda por completo. Para começar, o modelo a bateria mais barato do mercado, o Dacia Spring, é precisamente o preferido dos compradores, que nos primeiro três meses do ano, comercializou 265 unidades, chamando a si 20,6% do segmento. Curiosamente, o 2.º mais vendido pertence ao mesmo grupo automóvel, o Renault, uma vez que com 131 veículos vendidos a particulares, o segundo modelo mais popular foi o Megane E-Tech a bateria.
Eléctrico Model Y esmaga concorrência em Portugal no primeiro trimestre
A seguir, na capacidade de sensibilizar os clientes particulares, surge o BMW i4, com 66 unidades, seguido do Volvo XC40 Recharge (66), Nissan Leaf (61), Peugeot e-2008 (50), o VW ID.3 (47), o Cupra Born (42), Nissan Ariya (41), Volvo C40 (38) e Audi Q4 e-tron (36). Depois destes primeiros 11 modelos do ranking, surge o primeiro utilitário eléctrico, o Peugeot e-208, à frente do Mazda MX-30, Ford Mustang, Renault Twingo, VW ID.4, Opel Corsa-e, Toyota bZ4X, Mini Cooper SE e Opel Mokka-e.
Se considerarmos apenas as vendas dos veículos eléctricos a clientes particulares durante o mês de Março, o mais popular entre os condutores portugueses é o Renault Megane E-Tech, com 57 unidades, a que se segue o Dacia Spring (51), o Nissan Ariya (25) e o Toyota bZ4X (22), com o VW ID.3 (17) a alcançar a 5.ª posição. O resto do top 10 é composto pelos Peugeot e-208 (16), Mazda MX-30 (15), VW ID.4 (14), Audi Q4 e-tron (13) e Volvo C40 (13).