O chefe da diplomacia ucraniano afirmou hoje que Kiev não desistirá de exigir a retirada das forças russas da Crimeia, bem como das outras zonas da Ucrânia que Moscovo ilegalmente anexou mais recentemente, para que a guerra termine.

Descrevendo o conflito na Ucrânia como “uma ferida a sangrar no meio da Europa”, o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, defendeu que todo o território do seu país deve ser tratado de igual forma perante o Kremlin, após a sua invasão em grande escala há mais de 13 meses.

“Estamos unidos em torno dos princípios da Carta das Nações Unidas e da convicção comum de que a Crimeia é Ucrânia e voltará a estar sob o controlo da Ucrânia“, sublinhou Kuleba, ao intervir por videoconferência na Conferência sobre a Segurança no Mar Negro, a decorrer na capital romena, Bucareste.

“De cada vez que se ouve alguém de qualquer ponto do mundo a dizer que a Crimeia é, de algum modo, [um caso] especial e não deve ser devolvida à Ucrânia, como qualquer outra parte do nosso território, essa pessoa tem de saber uma coisa: a Ucrânia discorda categoricamente de tais declarações“, insistiu o ministro ucraniano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Rússia anexou a Crimeia em 2014 e, durante a guerra que trava na Ucrânia desde que invadiu o país, em fevereiro do ano passado, tem expandido a sua presença no território ucraniano.

Atos de sabotagem ocasionais e outros ataques a infraestruturas militares russas ou de outra natureza naquela península ocorreram desde então, e o Kremlin sempre acusou a Ucrânia de os ter cometido. O Governo de Kiev não reivindicou qualquer responsabilidade em tais ações, mas saúda todos os esforços para expulsar os russos da região.

O Kremlin quer que Kiev reconheça a soberania da Rússia sobre a Crimeia e também a sua anexação, em setembro passado, das províncias ucranianas de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia.

A Ucrânia rejeitou essas exigências e não entabulará negociações de paz com a Rússia enquanto as tropas de Moscovo não retirarem de todos os seus territórios ocupados.