O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, pediu desculpa pelos crimes cometidos pelo regime nazi, no 80.º aniversário da revolta dos judeus no gueto de Varsóvia, durante a II Guerra Mundial.

“Estou diante de vocês hoje e peço perdão pelos crimes que os alemães cometeram aqui”, disse Steinmeier, o primeiro chefe de Estado alemão a discursar no monumento aos Heróis do Gueto.

A Polónia iniciou esta quarta-feira as comemorações do 80.º aniversário da revolta do gueto de Varsóvia contra a ocupação nazi alemã durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

‘E o Resto É História’ em vídeo. O dia em que Hitler ascendeu (legalmente) ao poder

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A revolta foi o maior ato único de resistência judaica durante o Holocausto, no qual centenas de judeus atacaram os ocupantes nazis, e continua a ser um poderoso símbolo nacional para Israel.

O presidente de Israel, Isaac Herzog, e o presidente alemão, acompanhados do homólogo polaco Andrzej Duda, reuniram-se em frente ao monumento dos Heróis do Gueto, perto do Museu da História dos judeus polacos. Durante o dia, os três presidentes visitarão uma sinagoga em Varsóvia.

Em toda a cidade, mais de três mil voluntários distribuíram narcisos de papel em memória de Marek Edelman, o último combatente da revolta judaica, que morreu em 2009.

O gueto de Varsóvia foi o maior de todos os guetos durante a Segunda Guerra Mundial.

Credit Suisse garante que não teve contas de nazis na Argentina nos anos 30

Pelo menos sete mil pessoas morreram nos confrontos, e outras seis mil na sequência dos incêndios provocados pelos nazis em todo o distrito, que foi totalmente arrasado. Ao todo, cerca de seis milhões de judeus europeus morreram na guerra de extermínio levada a cabo pela Alemanha sob o regime nazi.