Colin Beattie, tesoureiro do Partido Nacional Escocês, foi detido esta terça-feira no âmbito de uma investigação sobre as finanças do Partido Nacional Escocês (SNP), avança o The Guardian e outros meios de comunicação social britânicos.

A polícia escocesa confirmou em comunicado que um homem de 71 anos foi preso na Escócia. “O homem está detido e está a ser questionado pelos detetives da polícia escocesa”, adiantou a força policial, que garante que será enviado “um relatório”.

Beattie é tesoureiro do SNP desde 2021. Já tinha ocupado o cargo durante 16 anos, entre 2004 e 2020, até ter perdido as eleições internas para Douglas Chapman, que viria a demitir-se logo um ano depois, alegando que não tinha “acesso suficiente” às finanças do partido. Beattie regressou então ao cargo.

Polícia confiscou autocaravana de luxo da sogra da ex-primeira ministra da Escócia

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A detenção do tesoureiro do Partido Nacional Escocês surge apenas semanas depois da de Peter Murrel, marido de Nicola Sturgeon, que renunciou ao cargo de primeira-ministra em marçoMurrell foi ouvido pelas autoridades e libertado “pendente de investigação” no próprio dia e sem qualquer acusação. Além da detenção, foram feitas buscas em vários locais, incluindo na casa do casal, em Glasgow, e na sede do partido, em Edimburgo. No mesmo dia, a polícia escocesa confiscou uma autocaravana de luxo da sogra de Nicola Sturgeon, no âmbito da mesma investigação.

Humza Yousaf, que venceu, no final de março, as eleições para a liderança do partido pró-independência, disse que a detenção do Beattie “é um caso muito sério”, mas acrescentou, segundo o The Guardian: “As pessoas são inocentes até que provem o contrário”.

A investigação policial está em curso desde 2021 e incide sobre uma quantia de mais de 600 mil libras (cerca de 680 mil euros) angariada por partidários da independência escocesa em 2017, que teria sido entregue ao partido para uma campanha para um segundo referendo em 2019. Em 2021, a polícia escocesa recebeu denúncias de que a verba não aparecia nas contas do partido.