Os proprietários da revista alemã que publicou uma “entrevista” com campeão de Fórmula Um, Michael Schumacher, realizada a partir de respostas geradas pela inteligência artificial demitiram a editora responsável pela publicação pediram desculpa à família do piloto alemão. Schumacher, que tem atualmente 54 anos, nunca mais foi visto em público desde que sofreu um grave acidente de sky em dezembro de 2013 que o atingiu na cabeça

A família tem mantido total privacidade sobre o seu estado de saúde e um acesso muito restrito ao piloto, mas há notícias de que se encontra num estado vegetativo.

A capa da última edição da Aktuelle mostrava um Schumacher sorridente com o título: “Michael Schumacher, a primeira entrevista”, com a nota de: “parece enganadoramente real”. Só quando se lia o artigo interior é que ficava claro que as citações atribuídas ao piloto alemão eram produzidas pela inteligência artificial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre as citações produzidas pelo chat de inteligência artificial em nome de Schumacher estavam frases como: “A minha vida mudou totalmente desde o acidente. Foi um período terrível para a minha mulher, para os meus filhos e para a toda família”; “fiquei tão ferido com tanta gravidade que fiquei deitado durante meses numa espécie de coma artificial, porque de outra forma não teria aguentado”-

A família do piloto alemão tinha revelado a intenção de processar a revista semanal Die Aktuelle, detida pelo grupo de media Funke. A empresa já se desculpou através de um comunicado publicado no site institucional nos seguintes termos:

“Este artigo de mau gosto e enganador nunca devia ter sido publicado. De forma alguma cumpre os padrões do jornalismo que nós — e os nossos leitores — esperamos de um editor como a Funke”, escreve a diretora executiva das registas do grupo. Bianca Pohlmann considera por isso que é preciso tirar uma consequência pessoal imediata da publicação da dita “entrevista” e anuncia a demissão da editora-chefe, Anne Hoffmann que tinha a responsabilidade editorial pela publicação desde 2009.