Meghan Markle, duquesa de Sussex, escreveu uma carta a Carlos III expressando preocupações sobre a existência de racismo no seio da família real britânica, avança o jornal The Telegraph esta sexta-feira.

A correspondência terá sido trocada na sequência da entrevista cedida por Meghan e Harry a Oprah Winfrey, em março de 2021, em que Markle relatou um episódio em que um membro da família real especulou sobre o quão escuro seria o tom de pele do futuro filho do casal. As declarações abalaram o Palácio de Buckingham e puseram o racismo no centro da conversa.

A carta enviada por Meghan, revela agora o meio britânico, terá surgido em resposta a uma de Carlos — que a publicação destaca como o “único membro da família real a manter contacto com a duquesa depois da entrevista”.

Citando uma fonte anónima, o jornal informa que a correspondência trocada entre o rei e a duquesa torna clara a identidade do membro da família real que fez o comentário sobre a tez da criança, fruto de uma relação inter-racial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A duquesa terá agradecido ao rei pelas suas palavras e sugerido que não tinha intenção de acusar o indivíduo em causa de ser racista, mas antes expressar preocupações com o preconceito no seio da família real. De acordo com a publicação, Meghan Marlke sente que não recebeu respostas satisfatórias às preocupações por si expressadas há dois anos.

Na entrevista de duas horas dada a Oprah Winfrey, em 2021, os duques de Sussex revelaram a existência de uma conversa sobre a cor de pele de Archie que terá estado na base da decisão de este não ter o título de príncipe.

“Essa conversa nunca vou partilhar. Mas na altura foi estranho, fiquei um pouco chocado”, disse Harry na entrevista. Na manhã seguinte, Oprah usaria o programa matutino do canal CBS, This Morning, para clarificar que nem a rainha Isabel II nem o seu marido, o duque de Edimburgo, eram os autores dos comentários racistas denunciados pelos duques de Sussex.

A informação desta troca de correspondência surge uma semana depois de o Palácio de Buckingham ter confirmado que Meghan não ia estar presente na coroação de Carlos III ao lado do marido, Harry. “O duque de Sussex vai estar presente na cerimónia de coroação na Abadia de Westminster no dia 6 de maio”, podia ler-se no comunicado do palácio, citado também pelo Telegraph. “A duquesa de Sussex vai permanecer na Califórnia com o príncipe Archie e a princesa Lilibet.”

Príncipe Harry vai à coroação de Carlos III, mas sem Meghan Markle

Em resposta ao artigo do The Telegraph, a equipa de Meghan Markle emitiu este sábado, 22, um comunicado recusando qualquer ligação entre a decisão de não comparecer na coroação e a troca de correspondência com o futuro rei.

“A duquesa de Sussex está a viver a sua vida no presente, e não a pensar sobre correspondência trocada há dois anos sobre conversas de há quatro anos”, lê-se. “Qualquer sujestão em contrário é falsa e francamente ridícula. Encorajamos os tablóides e outros comentadores de assuntos da realeza a parar com o circo exaustivo que eles próprios estão a criar.”

Notícia atualizada às 17h45 de 23 de abril com o comunicado de Meghan Markle.