A Hyundai acaba de anunciar o arranque das vendas em Portugal do Ioniq 6, o segundo modelo da marca sul-coreana que tira partido da plataforma específica para veículos a bateria E-GMP (Plataforma Modular Global-Eléctrica). Definido pela marca como um streamliner, o novo Ioniq 6 começa por estar disponível no nosso mercado apenas com tracção traseira e a bateria de maior capacidade (77,4 kWh), o que lhe permite anunciar 228 cv de potência e 350 Nm de binário, com uma autonomia máxima de 777 km. Mas isto considerando apenas deslocações em circuito urbano, pois em percursos mistos a homologação em WLTP fica nos 614 km, para o que contribui um bom coeficiente de penetração aerodinâmica (0,21). Os preços arrancam nos 59.390€ exigidos pelo nível de equipamento Premium, cuja composição pode ver aqui. A versão mais equipada, denominada Vanguard, é proposta por valores a partir de 64.790€.
Uma das vantagens do Ioniq 6 face aos demais concorrentes no mercado prende-se com a arquitectura a 800V, conferindo a este Hyundai a capacidade de lidar com elevadas potências de carga em corrente contínua, pelo que o carregamento do acumulador de 0 a 80% se processa em apenas 18 minutos a 240 kW. Outro dos trunfos do streamliner eléctrico sul-coreano reside na tecnologia Vehicle-to-Load. Isto significa que através de uma tomada de 230 V, que se encontra localizada na consola central, o Ioniq 6 é capaz de alimentar qualquer dispositivo ou carregar equipamentos electrónicos até 3,6 kW.
Outro dos elementos distintivos do Ioniq 6 remete para a luz, com a marca a optar por integrar neste modelo centenas de pixéis paramétricos. “Espalhados” um pouco por todo o veículo, das luzes aos sensores inferiores dianteiros, passando pelas saídas de ventilação e pela consola central, os mais de 700 pixéis paramétricos de luz não têm como não diferenciar o Ioniq 6.
Quanto ao interior, como vem sendo cada vez mais frequente nas propostas a bateria, a Hyundai optou por seleccionar materiais sustentáveis e combiná-los com uma elevada dose de tecnologia, seja a que reforça a segurança na estrada e o conforto a bordo, seja a que assegura bons níveis de conectividade. O condutor tem à sua disposição um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, o qual é complementado pelo ecrã táctil central, de igual dimensão e preparado para receber actualizações over-the-air (OTA).
As primeiras entregas do Ioniq 6 vão começar a processar-se já no próximo mês. Por enquanto, não está prevista a introdução da versão com bateria mais pequena (53 kWh), nem do Ioniq 6 mais potente (239 kW/325 cv), com dois motores e tracção integral AWD, exclusivamente associada ao acumulador de 77,4 kWh, que certifica em WLTP um alcance de 519 km entre visitas ao posto de carregamento.
Para maior tranquilidade dos hipotéticos compradores, a Hyundai realça que a bateria do Ioniq 6 está coberta por uma garantia de oito anos ou 160.000 quilómetros, usufruindo este eléctrico de sete anos de garantia sem limite de quilometragem, tal como os restantes modelos da marca. A isto há que juntar ainda os check-ups anuais e a assistência em viagem gratuitos, pelo mesmo período de sete anos.