O Centro de Combate à Desinformação da administração turca negou os rumores de que o Presidente Recep Tayyip Erdoğan sofreu um ataque cardíaco esta quarta-feira.

“Os relatos nas redes sociais de que o Presidente Erdoğan sofreu alegadamente um ataque cardíaco e foi hospitalizado não são verdadeiros”, garantiu o organismo turco num comunicado publicado na conta oficial de Twitter. Na mesma nota, adianta-se que Erdoğan vai manter a participação na inauguração da central nuclear de Akkuyu, evento que vai acompanhar através de vídeochamada.

Os rumores começaram a circular depois de, esta quarta-feira, o líder turco ter cancelado os comícios marcados para os próximos dois dias alegando motivos de saúde. Já na terça-feira, o chefe de Estado tinha interrompedido uma entrevista em direto a um canal de notícias local por se ter sentido mal. Acabou por regressar depois de uma longa pausa, justicando estar com um problema de estômago.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também o chefe de comunicações da presidência turca rejeitou categoricamente as alegações “infundadas” sobre o estado de saúde do goverante. “Nenhuma quantidade de desinformação pode negar o facto de o povo turco apoiar o seu líder e de que Erdogan e o seu partido vão vencer as eleições de 14 de maio”, escreveu Fahrettin Altun no Twitter.

A publicação de Altun fez-se acompanhar por fotografias de alguns dos rumores que começaram a espalhar-se nas redes sociais durante as últimas horas. Algumas alegavam que o Presidente russo, Vladimir Putin, teria regressado de urgência ao Kremlin devido aos problemas de saúde do homólogo. Outros iam mais longe e falavam de um possível envenenamento de Erdoğan na sequência de um encontro com um oficial russo.

Dos goverantes turcos têm chegado várias críticas à disseminação destes relatos, descritos como falsos. O porta-voz do partido do Presidente Justiça e Desenvolvimento classificou as infomações como notícias “falsas imorais”. “O nosso presidente está em funções. Depois de um curto repouso, vai continuar a progamação da mesma forma”, garantiu.