Sete pessoas, incluindo um menor de idade, foram detidas ao longo da última semana por especulação de preços na venda de bilhetes para os concertos de Coldplay, anunciou esta segunda-feira a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

De acordo com comunicado, as ações daquela força policial decorreram em Lisboa, Maia, Setúbal e Vila Nova de Gaia, durante a última semana, tendo sido constatado “que a venda de bilhetes era promovida através de anúncios nas redes sociais a preços muito acima do seu real valor facial, com margens líquidas especuladas que oscilavam entre 80 e os 165 euros por bilhete”.

De acordo com a ASAE, que apreendeu oito bilhetes, das detenções resultaram cinco processos-crime, que, depois de comparecer em tribunal, levaram à suspensão provisória dos processos, desde que os arguidos pagassem valores entre 300 e 400 euros. Um único caso transitou para fase de inquérito, por se tratar de um menor de idade.

Mais uma vez, “a ASAE alerta os consumidores que devem evitar a aquisição de bilhetes acima do seu valor oficial, uma vez que essa venda constitui um Crime de Especulação, punido com pena de prisão de seis meses a três anos”.

Desde o anúncio dos concertos de Coldplay em Coimbra, que vão acontecer nos dias 17, 18, 20 e 21 de maio, que a ASAE tem dado conta de várias detenções pelo país por especulação.

Os bilhetes para os concertos – com preços entre 65 e 150 euros, pelo menos – esgotaram em poucas horas, depois de gerarem uma procura nunca vista em Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR