Uma alpinista de 36 anos foi salva por um cão treinado por uma médica na região, depois de ficar caída durante três dias num local selvagem perto de Cerro Torre, nas montanhas da Patagónia, na América do Sul.

Meia centena de pessoas, entre voluntários e habitantes, efetuaram buscas para resgatar a alpinista Romina Zárate entre Fitz Roy e Cerro Torre, localidades que chegam a -3.ºC. Dada como desaparecida a 21 de abril, acabou por ser descoberta três dias depois pelo border collie que se tornou um herói essencial da busca – Rust – ao seguir o rastro deixado por Romania. A mulher, ao ouvir o latido, começou a gritar por ajuda o que alertou um socorrista, reporta o El País.

Durante o período de espera, Romaria tentou voltar pelo rio, mas o terreno inclinado acabou por a fazer escorregar e cair das rochas. O acidente resultou numa queda de seis metros em que bateu de forma violenta com o lado esquerdo do corpo.

A alpinista ainda tentou efetuar uma chamada para o irmão, que se encontrava em Buenos Aires, ao perceber que tinha rede no local onde se encontrava. No entanto, o telemóvel deixou de funcionar antes de conseguir dizer onde se encontrava devido à água.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR