Os votos foram contados e a decisão foi tomada: estão escolhidos os 26 concorrentes que vão participar na final do Festival Eurovisão da Canção, este sábado, no Liverpool Arena, no Reino Unido.
Albânia, Chipre, Estónia, Bélgica, Áustria, Lituânia, Polónia, Austrália, Arménia e Eslovénia juntam-se a Portugal, Croácia, Moldávia, Suíça, Finlândia, República Checa, Israel, Suécia, Sérvia e Noruega, selecionados durante a primeira semifinal, que decorreu esta terça-feira.
O evento teve início pelas 20h e contou com as atuações de Espanha e Reino Unido, os membros dos “Big Five” que ainda não tinham apresentado as canções a concurso, e da Ucrânia, vencedor do ano passado. O programa foi transmitido em diferido pela RTP 1, que o começou a transmitir mais tarde, perto das 22h. A final, este sábado, será exibida dentro do horário normal.
[Reveja aqui a segunda semifinal da Eurovisão:]
Os escolhidos durante as duas semifinais, entre os quais se incluem Portugal, que participa no evento com “Ai Coração”, de Mimicat, vão participar na final, este sábado, juntamente com os chamados “Big Five” (França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e Itália) e o país vencedor da edição anterior, a Ucrânia, automaticamente apurados.
A Ucrânia venceu a edição do ano passado da Eurovisão com o tema “Stefania”, interpretado pelos Kalush Orchestra. Habitualmente cabe ao país vencedor receber o evento no ano anterior, mas a situação que se vive na Ucrânia obrigou a organização a optar pelo Reino Unido.
Veja aqui a lista dos 26 concorrentes que vão participar na final da Eurovisão de 2023 e reveja as atuações das semifinais:
Albânia
“Duje”, Albina & Familja Kelmendi
Chipre
“Break A Broken Heart”, Andrew Lambrou
Estonia
“Bridges”, Alika
Bélgica
“Because of You”, Gustaph