Forças de países membros da NATO e de outros países iniciaram esta segunda-feira exercícios militares conjuntos na Albânia e em outros estados dos Balcãs Ocidentais.

As manobras das forças de Resposta Imediata — que vão durar duas semanas e são as segundas de três operações de exercício conjunto multinacional DEFENDER 23 — envolvem cerca de 2.800 soldados dos EUA e 7.000 soldados de outros países, incluindo Bulgária, Croácia, Grécia e Turquia.

Em comunicado, a NATO esclarece que as manobras DEFENDER 23 se destinam a melhorar a prontidão e a interoperabilidade entre os aliados, ao mesmo tempo que demonstram a capacidade militar dos EUA de enviar rapidamente tropas e equipamentos para a Europa.

“Esta garantia de compromisso com os nossos aliados dissuade aqueles que ameaçam a paz da Europa”, esclarece a NATO.

O Presidente albanês, Bajram Begaj, disse que Tirana “está comprometida na sua missão como fator estabilizador nos Balcãs”.

A Albânia, membro da NATO, acolheu o exercício conjunto em 2021 – a primeira manobra de grande escala realizada nos Balcãs Ocidentais desde a Segunda Guerra Mundial.

Alguns exercícios também vão ser realizados no Kosovo, que não é membro da NATO, embora o Governo kosovar tenha definido a adesão à União Europeia como uma prioridade.

A independência do Kosovo em 2008 foi reconhecida pelos Estados Unidos e pela maioria das potências ocidentais, mas não pela Sérvia e pelos seus principais aliados, Rússia e China.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR