460kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Ajuda Humanitária

Resposta Pronta

"Pessoas recusam ajuda, nem sabem que é de graça"

Kateryna Gora é voluntária na organização ucraniana Dobra Sprava, que resgata civis das zonas de guerra. "Maior problema é encontrar combustível" mas há pessoas que "nem sabem que podem ser ajudadas".
Apoio Social

Linha SOS Pessoa Idosa com o dobro dos pedidos

A Linha SOS Pessoa Idosa reportou o dobro dos pedidos de ajuda em comparação com o ano passado. "Consideramos que a pandemia e o seu rescaldo possam ter tido alguma influência".
Resposta Pronta

"40% dos pedidos de asilo foram de afegãos"

Os pedidos de asilo voltaram a subir em 2021. Catarina Reis Oliveira, diretora do Observatório das Migrações, destaca o papel solidário na ajuda humanitária aos afegãos e a menores não acompanhados.
Guerra na Ucrânia

Mariupol isolada por causa de surto de cólera

Conselheiro da autarquia explicou ainda que Mariupol, em quarentena devido a surto de cólera, está praticamente inabitável por causa do cheiro dos cadáveres que atinge toda a cidade.
Fact Check

Caravana russa atacada por Batalhão Azov?

Vídeo mostra Batalhão Azov a atacar uma caravana russa. Mas seria uma missão humanitária, como defendem vários utilizadores das redes sociais?
Fact Check

EUA: Falta de leite em pó por apoio à Ucrânia?

Mensagem nas redes sociais sugere que apoio humanitário provoca crise no abastecimento de leite em pó para crianças nos EUA. O alimento está em falta desde julho de 2021.
Sri Lanka

Sri Lanka recebeu ajuda humanitária da Índia

A primeira remessa enviada pela Índia teve um valor de 5,6 milhões de dólares (5,25 milhões de euros) em bens essenciais que serão distribuídos pelas famílias mais carenciadas do país.
Noticiário

00h. Zelensky reconhece dificuldades em Mariupol

Presidente ucraniano confirma assim a chegada de 156 pessoas a Zaporíjia. Evacuação que decorreu no âmbito de um cessar-fogo temporário. Zelensky não vê esta retirada de pessoas como uma vitória.
Gabinete de Guerra

Mariupol. Guterres "decisivo" na retirada de civis

O major-general Arnaut Moreira e o historiador Bruno Cardoso Reis lembram que cerco convinha à Rússia. Grande escalada "é improvável", mas admitem uso de armas químicas face a sentimento de impotência
Noticiário

19h. UE aumenta apoio concedido à Ucrânia

Um pacote adicional de ajuda humanitária aos civis afetados pela guerra no valor de 50 milhões de euros. Ainda neste jornal, líder da JS diz que socialistas estão com dificuldades em cativar jovens.
Noticiário

3h. Ucrânia. Portugal vai enviar material militar

Ministra da Defesa não avança com data certa, mas garante que envio está para breve. Ainda neste jornal, a Organização Mundial do Comércio estima que o crescimento económico desça 50%.
Guerra na Ucrânia

Britânica teve de pagar por acolher refugiados 

Apesar de ter sido cobrada uma taxa adicional à ex-professora de Kent, a Associação Britânica de Seguradores tinha informado que não seria exigido um valor mais elevado durante um ano.
Guerra na Ucrânia

Leite português em centro visitado por Zelensky

Embalagens de leite da Mimosa e sumos Fresky foram distribuídos no centro de ajuda humanitária de Bucha, local que o Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky visitou esta segunda-feira.
Noticiário

2h. EUA enviam 45 milhões de euros à Moldávia

A ajuda destina-se a reforçar a resposta humanitária na fronteira, combater o tráfico humano, a corrupção e a cibercriminalidade.
Nações Unidas

ONU: 4,1 milhões de sírios dependem de ajuda

Porta voz da ONU avisa que as condições humanitárias estão a deteriorar-se. As missões transfronteiriças garantem 800 camiões por mês para entrega de alimentos e de outras ajudas vitais.
Guerra na Ucrânia

Ataque a caravana humanitária faz um morto

Uma caravana humanitária foi bombardeada, a caminho de Chernigiv, fazendo pelo menos um morto e quatro feridos. O cerco das forças russas está a impedir a retirada de cidadãos da cidade.
Médicos

AMI acompanhou 11 mil pessoas em Portugal em 2021

A AMI acompanhou no ano passado mais de 11 mil pessoas em Portugal e indica que o número de pedidos de ajuda recebidos voltou a aumentar em 16%, cerca de metade da Área Metropolitana de Lisboa.
Noticiário

9h. Ucrânia não vai abrir corredores humanitários

Governo ucraniano alerta ainda para os riscos da ocupação da central nuclear de Chernobyl, e insiste que há linhas vermelhas nas negociações com Moscovo. Já se conhece todo os membros próximo Governo.
Noticiário

10h. Rússia confirma ataque a Lviv

Ataque a um depósito de combustível e uma fábrica em Lviv fez cinco feridos, é este domingo confirmado pelo Kremlin. Ucrânia abre dois corredores humanitários. Marcelo vai hoje a São Jorge.
Noticiário

9h. Ucrânia volta a abrir corredores humanitários

Dez corredores humanitários vão permitir a retirada da população. 136 crianças morreram desde o início da guerra, diz Kiev. E ainda, o Festival do Chocolate de Óbidos celebra 20 anos.
Noticiário

9h. Ucrânia volta a tentar retirar população

Kiev e Moscovo terão chegado a acordo para abrir nove corredores humanitários, um deles para retirar a população de Mariupol. Embaixada ucraniana não quer Mário Machado a combater no país.
Noticiário

8h. Novo bombardeamento em Kiev faz feridos

Quatro feridos depois de mísseis atingirem Kiev. Os tiros continuam a ouvir-se, o relato dos enviados especiais do Observador. Cessar-fogo em Lugansk e corredores humanitários em Mariupol.
Noticiário

7h. Zelensky acusa Rússia de capturar refugiados

As forças armadas de Moscovo não estarão a respeitar os corredores humanitários que retiram pessoas de Mariupol. Kiev já não está sob recolher obrigatório. TdC alerta para situação dos bombeiros.
Noticiário

9h. Novos corredores humanitários na Ucrânia

Em direto, reportagem dos enviados especiais do Observador em Kiev, depois da destruição do centro comercial da cidade. E ainda, escolas portuguesas já receberam centenas de ucranianos.
Gabinete de Guerra

"Levámos ajuda, trouxemos cerca de 400 refugiados"

O jornalista do Observador Aníbal Rebelo está numa caravana que trouxe refugiados ucranianos para Portugal. Acrescenta que o apoio dado a estas pessoas vai envolver ajuda para que consigam emprego.
Noticiário

8h. Corredor humanitário previsto para Lugansk

Está prevista a abertura de um corredor humanitário em Lugansk; caravana humanitária já chegou a Portugal
Guerra na Ucrânia

Cocktail Molotov e Presidente Zelensky em lego

A Citizen Brick conseguiu angariar 16.540 dólares com a venda de minifiguras de cocktails molotov com a bandeira da Ucrânia e do Presidente Volodymyr Zelensky.
Noticiário

8h. Líderes europeus vão a Kiev mostrar apoio

Neste jornal, ouvimos o relato do enviado especial do Observador em Kiev, de uma manhã de explosões. Líderes dos governos da Polónia, República Checa e Eslovénia vão à capital ucraniana.
Noticiário

7h. Kiev. Prédio alvo de ataque russo

Feridos e mortos, depois de um míssil russo ter atingido um prédio em Kiev. Ucrânia acredita que guerra pode terminar em Maio. Reportagem a acompanhar caravana humanitária a caminho da Polónia.
Guerra na Ucrânia

Os palhaços que recebem crianças na fronteira

Os médicos-palhaço que esperam na fronteira da Ucrânia com a Moldávia têm apenas uma missão: fazer com que as crianças esqueçam que tiveram de fugir de casa por causa de uma guerra.
Noticiário

12h. Ucrânia e Rússia têm reunião "difícil"

Representantes de Kiev apontam para discórdias entre os dois sistemas políticos. Ainda neste jornal, acompanhamos uma missão humanitária portuguesa a caminho da Polónia.
Noticiário

8h. Kiev alvo de bombardeamento russo

No dia em que as delegações russas e ucranianas voltam a discutir um cessar-fogo, Kiev é alvo de bombardeamentos. Vão ser abertos 10 corredores humanitários. Marcelo convoca Conselho de Estado.
Noticiário

9h. Ataque russo a base militar faz 9 mortes

Mísseis russos atingiram base militar no Ocidente da Ucrânia. Ataque faz nove mortos. O Governo ucraniano fala num "ataque terrorista". Parte a esta hora, mais uma caravana humanitária para a Polónia.
Noticiário

8h. Rússia realiza ataque mais próximo da NATO

Desde o início da guerra na Ucrânia nenhum ataque foi tão próximo de território de um país da NATO. Uma de muitas caravanas portuguesas parte a esta hora em direção à Polónia, reportagem para ouvir.
Ucrânia

Leiria. O sonho de Ihor e a promessa de Alyona

Fugiram da guerra e não imaginavam que tivessem um quarto com vista para o relvado de um estádio. Ucranianos não esquecem o que viveram, continuam com medo, mas querem recomeçar do zero em Leiria.
Guerra na Ucrânia

“Ninguém vai enviar refugiados de volta à Ucrânia”

Uma em cada 10 pessoas em Varsóvia são refugiados da Ucrânia. A capital polaca diz não pode receber mais pessoas. Voluntários no terreno pedem ajuda: "Polónia não pode lidar com esta crise sozinha".
Noticiário

8h. Abertos corredores humanitários na Ucrânia

Já estão abertos os novos corredores humanitários na Ucrânia. Zelensky acusa a Rússia de não permitir sair civis. A história de Tetyana Antoniv que já enviou 12 toneladas de ajuda para a Ucrânia.
Noticiário

10h. Ucrânia tenta novos corredores humanitários

A Ucrânia tenta abrir novos corredores humanitários para retirar civis das zonas mais afetadas; processo de integração da Ucrânia na UE pode demorar 10 anos
Noticiário

12h. Rússia viola cessar fogo, diz Ucrânia

Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia garante que corredor humanitário que começou esta manhã está a ser bombardeado nas cidades de Mariupol e Zaporíjia. Pelo menos 21 mortos
Gabinete de Guerra

Ajuda humanitária. "Comunicação não foi obstáculo"

Mário Buarqueiro, membro da Proteção Civil que viajou no autocarro com 44 refugiados que chegaram esta madrugada a Braga, garante que a autarquia "está a providenciar todas as condições necessárias".
Noticiário

8h. Gasolina simples acima dos 2 euros por litro

Combustíveis sobem mais que o esperado. Preço do Brent negociado a mais de 129 dólares. Russos abrem corredores humanitários na Ucrânia.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.