829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ajuda Humanitária

Ajuda Humanitária

Navio Ocean Viking resgata cerca de 250 pessoas 

O centro italiano de coordenação de resgate solicitou ajuda à SOS Mediterranée para um barco que estava prestes a afundar. O navio Ocean Viking resgatou nas últimas horas cerca de 250 pessoas.
Direitos Humanos

Espanha recebeu 163.220 pedidos de asilo em 2023

Os pedidos de asilo a Espanha aumentaram 37,3% no ano passado, para o maior número de sempre, e só a Alemanha e a França receberam mais solicitações dentro da UE.
Emissão Especial

"Portugal tem fundos limitados, mas compensa"

Orlando Samões sublinha o esforço político de Portugal para compensar a falta de liberdade económica para ajudar a Ucrânia, numa altura em que, mesmo, explica o especialista, faz "a diferença".
Brasil

Avião TAP parte com ajuda ao Rio Grande do Sul

O voo humanitário da TAP e do Estado Português, com destino a São Paulo, levará cerca de 11 toneladas de bens essenciais como fraldas, roupa e artigos de higiene para a região afetada pelas cheias.
Austrália

Novos voos para retirar cidadãos da Nova Caledónia

"Os neozelandeses na Nova Caledónia viveram dias difíceis" e o primeiro voo permitiu repatriar "50 passageiros". A Austrália anunciou que recebeu autorização para dois voos para repatriar cidadãos.
Fact Check

Charlie Hebdo publica sátira da "trégua" em Gaza?

Desenho de chuva de mísseis durante "trégua humanitária" foi atribuído à publicação satírica francesa, mas o cartoon não saiu no Charlie Hebdo.
Noticiário

5h. Braga envia ajuda humanitária para Ucrânia

A campanha foi anunciada pelo Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano em parceria com outra associação de Braga. Vão enviar medicamentos, alimentos e roupas quentes para várias cidades da Ucrânia.
Mundo

3,4 milhões precisam de ajuda humanitária no Chade

A organização Ação Contra a Fome" alerta que o número de casos de desnutrição aguda grave previsto, entre outubro de 2023 e setembro de 2024, é de 480.000 crianças", um aumento de 15%.
Conflito Israelo-palestiniano

Biden: Netanyahu cumpre compromisso de ajuda

Questionado sobre se tinha ameaçado interromper a entrega de ajuda militar a Israel, Biden respondeu que pediu a Israel que "fizessem o que estão a fazer", reconhecendo que o seu apelo foi atendido.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel permite ajuda humanitária através de Erez

A reabertura da passagem de Erez e do porto de Ashdod surge depois do aviso de Joe Biden, de que o apoio dos EUA a Israel iria depender de medidas para proteger civis e trabalhadores humanitários.
Resposta Pronta

UNICEF. "Situação de catástrofe na Faixa de Gaza"

Beatriz Imperatori, diretora executiva da UNICEF Portugal, aponta duas dificuldades em fazer chegar ajuda ao terreno: conseguir entrar na Faixa de Gaza; e o nível de destruição das infraestruturas.
Noticiário

8h. Israel autoriza entrega de ajuda humanitária

A ajuda temporário, vai chegar à através do porto de Ashdod e do ponto de passagem de Erez. E ainda, os motoristas da Uber e da Bolt estão hoje em greve.
Resposta Pronta

A realidade dos trabalhadores humanitários em Gaza

Felipe Noya é cirurgião na Médicos do Mundo em Gaza e descreve o "cenário dantesco" que se vive no terreno e a falta de segurança que têm os trabalhadores de ajuda humanitária.
Noticiário

10h. PS acusa PM de discurso pré-eleitoral

Eurico Brilhante Dias refere que Luís Montenegro tem "pouca força política" para pôr em prática o programa eleitoral. Ainda, Biden diz que Israel não está a proteger os trabalhadores humanitários.
Conflito Israelo-palestiniano

Morte de funcionários em Gaza é "uma tragédia"

Ataque que matou sete funcionários da ONG e um motorista palestiniano aconteceu após a distribuição de alimentos no norte de Gaza. Até ao momento Israel não se pronunciou.
Moçambique

Japão anuncia apoio humanitário em Cabo Delgado

Prevê-se que o projeto beneficie 16.750 pessoas vulneráveis que fugiram à violência armada na província, visando garantir novos meios de subsistência e melhorar a segurança alimentar e tradicional.
Conflito Israelo-palestiniano

Guterres diz ser inaceitável rejeição de comboios

Israel quer expulsar a UNRWA de Gaza e acusa a organização de ter ligações diretas ao grupo islamita Hamas, o que Guterres considera inaceitável, sublinhando que crianças estão a morrer à fome.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel permite entrada de ajuda em Gaza

Um relatório da ONU apontou que metade da população de Gaza enfrenta o risco de fome generalizada. Israel permitiu a entrada de ajudas em duas das nove passagens, Kerem Shalom e Rafah.
Guerra na Ucrânia

Kiev. Alemanha anuncia 500 milhões de euros

A Alemanha anunciou o seu pacote de ajuda militar, sobretudo em munições, carros blindados e de transporte. "O envio será feito de forma gradual e terá início no verão", indicou Pistorius.
Noticiário

14h.Cáritas está perto do limite de ajuda

A Cáritas começa a confrontar-se com falta de capacidade humana e material para ajudar a população migrante. E ainda, já votaram 259 eleitores russos em Portugal.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza. 1º navio de ajuda chegou e entregou material

Navio com 200 toneladas de alimentos chegou esta sexta-feira à Faixa de Gaza com o objetivo de aliviar a fome no enclave palestiniano, face à escassa ajuda que entra por terra.
Ajuda Humanitária

Navios humanitários resgatam mais 160 migrantes  

A embarcação com migrantes tinha partido da costa da Líbia, no dia 8 de março, mas o naufrágio deu-se três dias após a saída. Apurou-se que os sobreviventes são provenientes do Senegal, Gâmbia e Mali.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel: ONU mentiu sobre entraves à ajuda em Gaza

De acordo com o responsável da UNRWA, as autoridades bloquearam a entrada de um camião carregado com ajuda porque continha tesouras utilizadas em kits médicos infantis, o que Israel diz ser mentira.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel. ONU saúda corredor marítimo

ONU saudou abertura do corredor marítimo para prestar a "tão necessária assistência humanitária adicional por via marítima" ao enclave palestiniano e elogiou a liderança do Chipre nessa iniciativa.
Conflito Israelo-palestiniano

UE ativa mecanismo de apoio humanitário a Gaza

A UE ativou o mecanismo de "fornecimento estável e significativo" de apoio humanitário à Faixa de Gaza. Von der Leyen alerta para a situação "dramática"da Palestina: "isto não pode acontecer".
Conflito Israelo-palestiniano

Saiu de Chipre o 1ª navio com ajuda para Gaza

Um navio da ONG espanhola Open Arms partiu esta terça-feira de Nicósia para a Faixa de Gaza. O carregamento de 200 toneladas de ajuda humanitária "irá entregar a ajuda desesperadamente necessária".
Conflito Israelo-palestiniano

Crescente Vermelho suspende atividade em Gaza

Para além da falta de segurança, organização indica que a decisão também se justifica pela "falta de compromisso e respeito por parte das forças de ocupação israelitas para com os acordos com a ONU".
Conflito Israelo-palestiniano

ONU acredita que fome em Gaza pode ser evitada

Nos últimos dias, os palestinianos em Gaza disseram à agência AFP que foram obrigados a comer folhas e forragens para o seu gado e até a abater animais de tração para se alimentarem.
Conflito Israelo-palestiniano

Hamas: PAM deve reverter decisão de parar ajuda

Programa Alimentar Mundial decidiu suspender ajuda em Gaza justificando com disparos contra condutores e violência dos desesperados residentes que tentam assaltar as colunas com ajuda alimentar.
União Europeia

UE dá 400 milhões para reconstrução na Turquia

É a maior contribuição financeira no âmbito do fundo de solidariedade. É o primeiro país a receber este montante enquanto candidato à UE, sendo também a primeira vez que a Turquia é destinatária.
Ajuda Humanitária

EUA preveem 19,5 milhões para água em Moçambique

Investimentos da USAID proporcionarão acesso a serviços de água e saneamento básico a pelo menos 325.000 pessoas e a 90 escolas e hospitais.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza. Entregues medicamentos para reféns do Hamas

Um carregamento de medicamentos para reféns detidos pelo Hamas chegou a Gaza, depois de França e Qatar terem mediado o primeiro acordo entre Israel e o Hamas desde novembro.
Noticiário

3h. "Ataques impedem entrega de ajuda em Gaza"

Médicos do Mundo sublinham que a situação já era crítica antes do início da operação militar israelita em Gaza e que nesta altura, não estão reunidas as condições para garantir um sistema sanitário.
Noticiário

6h. Gaza. ONG diz que resolução fica "aquém"

Os Médicos sem Fronteiras dizem que esta é "uma versão diluída do projeto original" com "apenas um vago apelo a uma cessação das hostilidades", que fica "muito aquém para resolver crise em Gaza".
Sudão

ONU suspende missões humanitárias em Al Jazira

A ONU anunciou a suspensão de "todas as missões humanitárias no estado de Al Jazira, a sul da capital sudanesa, Cartum, devido aos combates entre o exército e paramilitares das Forças de Apoio Rápido
África

ONU pede 1.645 milhões para ajuda no Sudão do Sul

ONU pediu cerca de 1.645 milhões de euros para ajudar humanitariamente o Sudão do Sul, onde há nove milhões de pessoas em situação vulnerável. País tem visto aumento dos conflitos intercomunitários.
Conflito Israelo-palestiniano

ONU entrega ajuda a Gaza dia e noite

ONU aproveita todos os minutos da trégua para levar ajuda à população, mesmo durante a noite, e pede abertura da passagem de Kerem Shalom entre Gaza e Israel. Norte do enclave continua inacessível.
Noticiário

2h. Filhos de português entre reféns libertados

De acordo com comunidade israelita do Porto, são Sahar e Ferez Calderon, filhos menores de Ofer Calderon. Israel aprova lista de 50 prisioneiras palestinianas a libertar no prolongamento de tréguas.
Noticiário

8h. Ajuda humanitária. Já entraram camiões em Gaza

Começaram a atravessar a fronteira de Rafah após o início do cessar fogo temporário. Transportam gás e combustíveis. Ainda neste jornal, novo navio multifunções da Marinha custa 132 milhões de euros.
Noticiário

2h. Exército israelita entra no hospital Al-Shifa

Forças de Defesa Israelitas anunciam que estão a realizar uma operação "precisa e direcionada" contra o Hamas. Israel acusada de "crimes contra a Humanidade". Hamas aponta dedo aos EUA.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas