Dados da JATO revelam que os europeus adquiriram, nos 30 dias de Abril, um total de 960.191 veículos, o que representa uma subida de 16% face ao período homólogo. Esse crescimento deveu-se ao incremento na procura por modelos eléctricos, o segmento que mais aumentou no 4.º mês de 2023.

A primeira surpresa de Abril surgiu pela mão da Volkswagen, marca que tem andado arredada das primeiras posições do ranking das vendas desde a crise dos chips, mas que no mês passado comercializou 105.669 unidades, quase o dobro da segunda marca mais vendida. E aqui surge a segunda surpresa do mês, uma vez que a vice-líder do ranking foi a Audi (58.841), que não só ultrapassou os restantes construtores, como bateu a concorrência directa, os vizinhos da BMW (52.673) e da Mercedes (51.935). A Toyota foi a 3.ª marca mais vendida (54.224), à frente da Renault (53.013), que por sua vez bateu a rival Peugeot (51.869).

Fonte: JATO

Se entre os construtores a surpresa foi a VW, entre os modelos foi o Dacia Sandero que impressionou. Apesar de liderar constantemente na venda a particulares, a Dacia está fora da esmagadora maioria dos negócios que envolvem empresas, frotistas ou rent-a-car, o que lhe torna difícil disputar a liderança. Mas não em Abril, mês em que o Sandero colocou no mercado 18.659 veículos, ultrapassando o Volkswagen T-Roc (16.746), o Opel Corsa (16.578), o Renault Clio (15.792) e o Peugeot 208 (15.026).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fonte: JATO

Entre os veículos eléctricos não houve surpresas na liderança, pois o Tesla Model Y continuou a ser o mais vendido, com 10.553 unidades, numa fase em que o Model 3 parece arredado das preferências dos consumidores desde que se começou a falar do restyling. Os lugares seguintes do pódio foram pertença da Volkswagen, com o ID.4 (6542) e o ID.3 (5913) a chamarem a si a 2.ª e 3.ª posições, respectivamente. O Skoda Enyaq foi o 4.º modelo a bateria mais vendido (4393), à frente do Dacia Spring (4191), que encerrou o top 5.

Fonte: JATO

Os híbridos plug-in (PHEV) continuam a perder adeptos, sobretudo desde que a Alemanha anunciou o fim dos incentivos. Ainda assim, o Ford Kuga continua a figurar entre os mais populares, com 4055 unidades, seguido do Volvo XC60 (3604) e do Link & Co 01 (2740). O Kia Sportage (2665) e o Hyundai Tucson (2068) encerram o ranking dos cinco PHEV mais vendidos. Os alemães, líderes tradicionais, ficaram de fora do top 5.