A Google fez atualizações aos serviços do Google Play, que asseguram o funcionamento do sistema operativo móvel Android. Mas, entre várias mudanças, o site Android Authority notou um ponto: as mudanças na lista de contactos.

A grande maioria dos donos de telefones Android já não armazena números de telefone no próprio equipamento ou no cartão SIM; ao fazer a sincronização para a conta Google e para a cloud, garantem que têm sempre uma cópia de segurança feita. Além disso, a transferência de contactos para um novo dispositivo também é feita de forma mais fácil e rápida.

Mas, com esta alteração nos serviços, há utilizadores que, em breve, poderão encontrar uma lista de números de telefone vazia. Não significa necessariamente que os contactos estejam perdidos para sempre – a explicação está na sincronização automática. “Desligar a sincronização dos contactos Google vai agora remover os contactos que já tinham sido sincronizados previamente para o seu telefone Android”, é explicado no blog da Google.

Google passa a permitir aos utilizadores do Chrome em Android bloquear separadores anónimos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Isto só vai acontecer através da atualização v23.20 dos serviços Google Play, que ficou disponível a 24 de maio. Até aqui, ter a sincronização desligada não tinha grandes diferenças: alguns contactos não eram carregados para a cloud, mas era apresentada a totalidade da lista, mesmo que não fizesse a sincronização há meses.

Para garantir que não se apanha qualquer susto, vale a pena verificar se a sincronização de contactos Google está ativa no smartphone. Basta ir às definições, escolher a área da conta Google e procurar por sincronização de contactos. Se estiver desligada, basta deslizar o botão para o lado e ativar a sincronização.

Caso um dia se depare com a lista de contactos vazia, pode sempre procurar primeiro na página Contactos do Google para verificar se estão lá. Se encontrar a lista completa, basta fazer a sincronização para o telefone.