895kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Alpine sopra 100 velas de Le Mans com este A110 R

Este artigo tem mais de 1 ano

Para comemorar o centenário das 24 Horas de Le Mans, a Alpine vai produzir uma série especial, limitada a 100 unidades, com base no A110 R e genica de competição. Mas há um senão (e não é o preço).

13 fotos

A Alpine faz questão de lembrar o seu passado na competição e, de caminho, aproveita o seu único modelo para lançar mais uma edição especial. A mais recente é a série limitada A110 R Le Mans, de que só serão produzidas 100 unidades, número que se justifica pelo facto deste ano o Circuito de la Sarthe acolher a centésima edição da mítica prova de resistência, que tem início às 15hoo do próximo sábado e termina 24 horas depois.

O A110 R Le Mans não sofre alterações mecânicas face ao A110 R que serve de base a esta edição especial, continuando a montar o quatro cilindros em linha com 300 cv de potência e 340 Nm de binário, que impele o coupé de Dieppe de 0 a 100 km/h em escassos 3,9 segundos, para depois continuar a responder ao acelerador até atingir 285 km/h de velocidade máxima. Diferente, sim, é o peso, com esta versão do coupé de tracção traseira a acusar apenas 1082 kg quando colocado sobre a balança – menos 75 kg que o A110 R convencional.

Para uma estabilidade acrescida em pista, o desportivo de dois lugares francês monta um “taco” Road & Track, que rebaixa e endurece o A110 em 5%. A suspensão também usufrui de um ajuste específico que, segundo a marca, “melhora o desempenho na longa recta das ‘Hunaudières’ e nas curvas rápidas do circuito das 24 Horas”.

12 fotos

Exteriormente, não há como não distinguir este Alpine dos demais. Isto porque a opção dos estilistas franceses recaiu numa decoração em azul e branco, as cores de Le Mans. Duas listras azuis são aplicadas no capot dianteiro, no tejadilho e no spoiler traseiro, qual carro de corridas, a que se juntam ainda detalhes como a barbatana (vertical) de tubarão no óculo traseiro, em carbono, numa alusão ao A480 que competiu em Le Mans.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O interior do A110 R Le Mans

No interior, os bancos baquet Sabelt Track exibem nos apoios de cabeça a assinatura oficial das 24 Horas de Le Mans, apontamento que se encontra igualmente nos guarda-lamas dianteiros e nas soleiras. Está claro que, como série limitada que é, não falta nesta edição especial a placa com o número do exemplar. Mais discreto é o desenho do traçado francês que se encontra gravado a laser na pala de sol.

A Alpine abre nesta quinta-feira as encomendas do A110 R Le Mans, que vai ser comercializado por 140.000€, já com IVA incluído. O “senão”, para os fãs da marca e entusiastas de Le Mans, é que esta série limitada fica por França.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.