A Alpine faz questão de lembrar o seu passado na competição e, de caminho, aproveita o seu único modelo para lançar mais uma edição especial. A mais recente é a série limitada A110 R Le Mans, de que só serão produzidas 100 unidades, número que se justifica pelo facto deste ano o Circuito de la Sarthe acolher a centésima edição da mítica prova de resistência, que tem início às 15hoo do próximo sábado e termina 24 horas depois.
O A110 R Le Mans não sofre alterações mecânicas face ao A110 R que serve de base a esta edição especial, continuando a montar o quatro cilindros em linha com 300 cv de potência e 340 Nm de binário, que impele o coupé de Dieppe de 0 a 100 km/h em escassos 3,9 segundos, para depois continuar a responder ao acelerador até atingir 285 km/h de velocidade máxima. Diferente, sim, é o peso, com esta versão do coupé de tracção traseira a acusar apenas 1082 kg quando colocado sobre a balança – menos 75 kg que o A110 R convencional.
Para uma estabilidade acrescida em pista, o desportivo de dois lugares francês monta um “taco” Road & Track, que rebaixa e endurece o A110 em 5%. A suspensão também usufrui de um ajuste específico que, segundo a marca, “melhora o desempenho na longa recta das ‘Hunaudières’ e nas curvas rápidas do circuito das 24 Horas”.
Exteriormente, não há como não distinguir este Alpine dos demais. Isto porque a opção dos estilistas franceses recaiu numa decoração em azul e branco, as cores de Le Mans. Duas listras azuis são aplicadas no capot dianteiro, no tejadilho e no spoiler traseiro, qual carro de corridas, a que se juntam ainda detalhes como a barbatana (vertical) de tubarão no óculo traseiro, em carbono, numa alusão ao A480 que competiu em Le Mans.
No interior, os bancos baquet Sabelt Track exibem nos apoios de cabeça a assinatura oficial das 24 Horas de Le Mans, apontamento que se encontra igualmente nos guarda-lamas dianteiros e nas soleiras. Está claro que, como série limitada que é, não falta nesta edição especial a placa com o número do exemplar. Mais discreto é o desenho do traçado francês que se encontra gravado a laser na pala de sol.
A Alpine abre nesta quinta-feira as encomendas do A110 R Le Mans, que vai ser comercializado por 140.000€, já com IVA incluído. O “senão”, para os fãs da marca e entusiastas de Le Mans, é que esta série limitada fica por França.