No encontro com os jornalistas no dia a seguir à festa no Marquês de Pombal, e analisando mais a frio aquilo que foi e será o Benfica na próxima temporada, Roger Schmidt não tinha dúvidas em apontar duas posições que iriam merecer especial atenção no mercado: lateral esquerdo, perante a saída confirmada de Grimaldo, e médio centro. Apesar de Otamendi estar em final de contrato, algo que ficou resolvido esta sexta-feira com a assinatura de um acordo de renovação por dois anos, o técnico alemão considerava que havia ainda uma lacuna que vinha da partida de Enzo Fernández em janeiro. Passaram pela posição Chiquinho, Aursnes e João Neves, entre outros, mas nunca houve uma espécie de substituto direto para a posição. Agora, e ainda antes do fecho deste exercício onde entram os 120 milhões do argentino, está muito próximo.

Depois da prudência com que foi analisada aquela que esteve sempre como opção prioritária para Schmidt, com o Feyenoord a não querer baixar a fasquia dos 40 milhões de euros, as sucessivas aproximações feitas pelos encarnados estão prestes a chegar a bom porto: Orkun Kökçü, médio internacional turco de 22 anos que capitaneou o título surpresa do conjunto de Roterdão na última temporada, está cada vez mais perto de ser reforço do Benfica para a próxima época num negócio que deverá bater recordes na Luz. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo as últimas informações na imprensa neerlandesa e do jornalista Fabrizio Romano, o Benfica terá apresentado uma última oferta de 30 milhões por 75% a 80% do passe do jogador, verba que deverá agora ser suficiente para convencer o Feyenoord a vender o seu capitão. Havia quem assegurasse que o turco tinha viagem marcada para Lisboa, onde faria exames médicos e assinaria um contrato válido por cinco temporadas. Kökçü ficará com a cláusula de rescisão mais alta no plantel (que era a de João Félix e Enzo Fernández). As horas seguintes eram decisivas para fechar o acordo e o turco chegou mesmo na noite desta sexta-feira a Portugal, devendo ser apresentado no fim de semana.

Já este sábado, 10 de junho, o Benfica confirmou, em comunicado à CMVM, a contratação do jogador, informando ter chegado a acordo com o Feyenoord para a aquisição de Kökçü por 25 milhões de euros, somando-se mais 5 milhões “em função de objetivos pré-definidos e num prazo máximo de cinco anos”. Foi por cinco épocas (até 30 de junho de 2028) que o turco foi agora contratado, ficando com uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros. O Feyenoord terá direito a receber uma percentagem (não especificada) numa eventual mais-valia com a venda futura do jogador. Essa percentagem fica dependente, acrescenta o Benfica, “do valor pela qual essa futura transferência venha a ser realizada”.

Nascido em Haarlem, onde começou a jogar, Kökçü começou a dar nas vistas quando chegou à formação do Groningen, tendo passado depois para a academia do Feyenoord, em Roterdão. O médio que pode atuar na posição de ‘8’ ou jogar um pouco mais à frente perto do avançado faria a estreia pelos seniores da equipa aos 17 anos, num encontro da Taça onde até marcou, tendo conseguido as épocas de plena afirmação entre 2021 e 2023, primeiro com nove golos e nove assistências em 51 jogos e agora com 12 golos e cinco assistências em 46 jogos, sendo uma das peças mais importantes para a vitória da Eredivisie em 2022/23.

Por ter nascido nos Países Baixos, o médio começou por representar a seleção laranja nas camadas jovens entre Sub-18 e Sub-19 mas anunciou depois, em 2019, a intenção de representar a Turquia (tem família turca e também do Azerbaijão) a partir dos Sub-21, levando agora 20 jogos e dois golos pela equipa principal. A título de curiosidade, Kökçü é um assumido adepto do Besiktas, clube de Istambul que um dia gostaria de representar. Agora, o próximo desafio chama-se Benfica, que ganhou a corrida a alguns clubes ingleses como Manchester United ou Liverpool também por vontade do próprio jogador nesta fase da carreira, tendo as referências Aursnes, com quem jogou no Feyenoord, e Roger Schmidt, de quem foi adversário pelo PSV.

“Se olharmos para trás, percebemos que ele jogou mais de 100 jogos nos últimos dois anos. É inacreditável. Fez exibições impressionantes na última época. É capitão, ganhou o campeonato holandês, é um jogador internacional. Somos muito próximos dele e está a evoluir. Estamos muito gratos. Talvez Portugal seja o próximo passo, o próximo destino para continuar na direção certa. Benfica ou FC Porto, não sabemos. É um bom exemplo e que no próximo passo se possa tornar numa grande estrela”, comentara, à Eleven Sports, Hamit Altintop, antigo médio turco com passagens por Bayern e Real Madrid.