A casa do presidente da Assembleia-Geral da Liga Portugal, Mário Costa, foi esta segunda-feira alvo de buscas por parte de inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), noticia o Expresso.

Segundo aquele jornal, Mário Costa foi constituído arguido pelo Ministério Público no caso em que estão a ser investigados negócios clandestinos que envolvem a compra de jogadores de futebol asiáticos e sul-americanos. Poderão estar em causa crimes de tráfico de seres humanos.

O SEF confirmou em comunicado que está a decorrer uma operação com “um efetivo de 50 elementos”, mas recusou adiantar “qualquer outro tipo de informação, dado que o processo se encontra em segredo de justiça”.

Em causa estarão, de acordo com o Expresso, mais de trinta situações que envolvem menores, incluindo jovens que pagam 500 euros por mês para estar no país.

Presidente da AG da Liga confia que se provará que não cometeu nenhum ilícito

De acordo com o jornal, os jovens assinam contratos com clubes pequenos da zona norte do país, não recebem dinheiro e ficam sem possibilidade de sair do país por não terem o passaporte.

Mário Costa estaria alegadamente envolvido nestes esquemas e, segundo o Expresso, tentaria vender o modelo de negócio a “investidores”.

A Liga Portugal publicou um comunicado na sua página de internet, dizendo-se “surpreendida” pelas notícias e garantindo que a investigação não está relacionada com os cargos exercidos por Mário Costa na organização responsável pelos escalões de futebol profissional em Portugal.

“Surpreendida pelas noticias veiculadas que envolvem o Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga Portugal, a Liga Portugal informa que, embora os factos relatados em nada estejam relacionados com cargo exercido pelo Dr. Mário Costa na Liga Portugal, está a acompanhar a evolução das diligências, aguardando por mais dados — respeitando sempre o princípio da presunção de inocência e defendendo também de forma intransigente os princípios de ética e transparência da instituição — para uma avaliação mais concreta da situação”, diz a nota da Liga.