Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

O major-general russo Sergei Goryachev terá morrido na sequência de um ataque com mísseis lançado pelos ucranianos na região de Zaporíjia, onde as forças de Kiev tentam levar a cabo parte da esperada contraofensiva, que começou nos últimos dias. A informação tem sido avançada esta terça-feira por bloggers militares pró-russos que apoiam a guerra.

“Como resultado de um ataque de mísseis inimigos, o chefe do Estado-Maior do 35.º Exército Combinado, major-general Sergei Goryachev foi morto”, escreveu o blogger Voenkor Kotenok no Telegram, plataforma onde conta com mais de 400 mil seguidores.

Até ao momento, o Ministério da Defesa da Rússia ainda não se pronunciou sobre a suposta morte de Sergei Goryachev, um comandante russo condecorado e que, anteriormente, chegou a liderar as tropas de Moscovo no Tajiquistão e ainda na região separatista da Moldávia, a Transnístria. De acordo com Voenkor Kotenok, “o exército perdeu hoje [esta segunda-feira] um dos mais brilhantes e eficazes líderes militares”.

O The Guardian escreve que vários outros bloggers russos defensores da guerra alegaram que o comandante terá sido morto por um míssil de cruzeiro Storm Shadown, fornecido pelo Reino Unido a Kiev. A confirmar-se a morte, Sergei Goryachev é, pelo menos, o quinto general russo de alta patente a morrer na Ucrânia, refere o Telegraph.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR