A Rheinmetall vai abrir uma fábrica na Ucrânia onde irá produzir veículos blindados e onde fará também a manutenção dos tanques de Kiev. A notícia é avançada pela CNN, que cita Armin Papperger, CEO da maior fabricante de armas alemã. O prazo para começar a operar é de 12 semanas. Também a empresa turca Baykar, fabricante dos drones Bayraktar, vai começar a construir uma fábrica na Ucrânia.

“Os ucranianos precisam de se ajudar. Não é possível estarem sempre à espera dos europeus e dos americanos para ajudá-los nos próximos 10 ou 20 anos”, disse Papperger, segundo a televisão norte-americana.

A fábrica, operada em parceria com a estatal ucraniana Ukroboronprom, deverá ficar localizada na parte ocidental da Ucrânia — um investimento de 200 milhões de euros — e terá capacidade para produzir 400 blindados por ano.

Quanto à produção dos drones Bayraktar o prazo para começar a produção não será tão rápido. Segundo o anúncio feito por Alexander Kamyshin, membro do Governo ucraniano e que tem a pasta das Indústrias Estratégicas, a empresa turca Baykar vai começar a construir uma fábrica na Ucrânia.

No início da guerra, os drones Bayraktar tiveram uma importância considerável na resistência de Kiev e foi criada uma música, que se tornou viral, em homenagem a estes equipamentos.

“A fábrica começou a ser construída na realidade, e não apenas num memorando”, disse o ministro ucraniano, citado pelo Pravda Europeu. O documento com o acordo foi assinado na semana passada, durante a visita de Volodymyr Zelensky, Presidente ucraniano, à Turquia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR