A capacidade de investimento era uma realidade devidamente prevista, as negociações com clubes de todos os nomes referenciados poderiam variar, as próprias características dos jogadores não eram idênticas. Após a confirmação da saída de Grimaldo para o Bayer Leverkusen, assinando a custo zero quando havia uma ténue esperança de renovação na Luz, os responsáveis do Benfica colocaram em cima da mesa todos os relatórios de observação. Numa primeira fase, todas as atenções pareciam virar-se para A. De seguida, a chegada de B parecia uma inevitabilidade. Agora, foi mesmo o C que chegou. No entanto, o C nunca deixou de ser um A para Roger Schmidt, atendendo ao que o alemão pretende e ao que o reforço pode oferecer à equipa.

Cinco semanas depois do final de uma temporada que terminou com Grimaldo a marcar o terceiro e último golo da vitória frente ao Santa Clara que carimbou o 38.º Campeonato, os responsáveis encarnados fecham aquele que era o penúltimo dossier ainda em aberto com a contratação de David Jurásek, internacional checo de 22 anos do Slavia Praga que chegará para assumir o lado esquerdo da defesa do Benfica, numa fase em que Mihailo Ristic, contratado na última temporada a custo zero ao Montpellier, pode ainda sair por empréstimo após uma época em que andou sempre na sombra do espanhol com apenas dez jogos realizados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nem Itália, nem Espanha, nem Luz: Bayer Leverkusen anuncia contratação de Grimaldo (que terá salário de cinco milhões por ano)

Puxando o filme atrás, as primeiras notícias davam conta de uma solução que apontava a voos mais altos na Europa pela experiência e proveniência: Renan Lodi. O internacional brasileiro de 25 anos, que pertence ao Atl. Madrid mas esteve cedido na última temporada ao Nottingham Forest, tem um perfil ofensivo de jogo que lhe permitia encaixar na ideia do Benfica, apresentava condições para uma adaptação rápida e poderia ser um negócio acessível (dentro do possível) em termos financeiros. A seguir, o foco virou-se para Milos Kerkez, húngaro do AZ de apenas 19 anos que é uma das maiores esperanças na posição a nível europeu – e que manifestou interesse em vir para a Luz, sendo que os neerlandeses não facilitaram no preço pedido. A ideia de resolver a questão logo no início da época e a opção recaiu sobre quem foi sempre uma prioridade.

Ainda na altura da contratação de Alexander Bah ao Slavia de Praga, o departamento de scouting do Benfica tinha o lateral esquerdo referenciado, sendo que o próprio treinador do clube assumiu conhecer o interesse dos encarnados no internacional. “Muitas equipas perguntam pelo David e vem vê-lo. Há clubes que têm enviado os seus olheiros para o observarem. Uma equipa de Portugal também. É possível que venha a jogar com o Alexander Bah na mesma equipa. Ele tem estatísticas melhores, por exemplo, do que jogadores de topo da Premier. Não há muitos defesas à esquerda com estas características. A evolução dele tem sido incrível. Não quero nem pensar na saída dele”, comentou então o técnico Jindrich Trpisovsky.

Perante os avanços e recuos nos outros elementos, o Benfica colocou David Jurásek como prioridade e nos últimos dias fechou mais uma contratação no vice-campeão checo, neste caso por valores acima daqueles que envolveram a chegada de Bah à Luz no último verão (8,6 milhões) com a imprensa local a falar em cerca de 13 milhões (que seriam mais). Tão ou mais relevante, esta é mais uma compra que entronca nos pedidos de Schmidt, com Rui Costa a “satisfazer” a vontade do alemão tal como já tinha acontecido este mercado com Orkun Kökçu, jovem médio turco do Feyenoord que se tornou a aquisição mais cara de sempre do clube.

Nasceu em Haarlem, quer ser um globetrotter da bola e está a caminho da Luz: Orkun Kökçü será a maior transferência de sempre do Benfica

Após ter aterrado este domingo em Lisboa para fazer os habituais exames médicos, Jurásek foi apresentado agora também às 19h04, ano de fundação do clube, e vai juntar-se a partir de amanhã aos 31 jogadores que se encontram a estagiar em Inglaterra com dois campeões mundiais, Otamendi e Ángel Di María, e o presidente, Rui Costa. Desta forma, fica apenas por fechar mais uma contratação, a de um guarda-redes, com as negociações com o Athl. Paranaense por Bento a continuarem a decorrer. Quando existir acordo, seja pelo brasileiro ou por qualquer outro jogador da mesma posição, o plantel só deverá ter reforços caso saia alguém ou se aparecer algum negócio “irrecusável”, a título definitivo ou mesmo por cedência temporária.

“A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa que chegou a acordo com o SK Slavia Praga para a aquisição da totalidade dos direitos do jogador David Jurásek, por um montante de € 14.000.000 (quatorze milhões de euros). Mais se informa que o SK Slavia Praga terá ainda direito a receber 10% do valor de uma futura cedência do referido jogador. Por último, foi celebrado um contrato de trabalho desportivo com o referido jogador por 5 (cinco) épocas desportivas, que vigora até 30 de junho de 2028, o qual inclui uma cláusula de rescisão no valor de € 80.000.000 (oitenta milhões de euros)”, anunciou a SAD.

“Escolhi o Benfica porque acredito que é o clube certo para eu jogar. O Benfica é um dos maiores clubes da Europa. Sou um defesa esquerdo muito ofensivo. Espero mostrar isso aos adeptos em campo. Vou trabalhar muito para que tenham orgulho em mim e quero ajudar a equipa a vencer todos os troféus possíveis”, comentou Jurásek à BTV nas primeiras palavras como jogador dos encarnados.